"Mais um motivo para continuar vivo, activo e feliz" afirmou Fernando Conceição na homenagem da UNAGUI

Um homem multifacetado, um sábio, um conciliador nato, com uma vida cheia dedicada ao ensino e à causa pública. Fernando Conceição completou 100 anos na passada terça-feira e foi homenageado este sábado pela Universidade do Autodidacta e da Terceira Idade (UNAGUI), instituição da qual foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Direcção.

Numa cerimónia realizada na sede da UNAGUI, rodeado de familiares e de amigos, Fernando Conceição apresentou um livro de sua autoria intitulado "Claustros de Guimarães, Arquitectura e Simbolismo". Fez questão de expressar "o sentimento de alegria", proporcionado pelo calor do afecto, dizendo: "à medida que o tempo passa, repensamos muito na nossa atividade! Vocês contribuem para continuar a fazer qualquer coisa". "A única coisa que sei fazer é escrever e falar, é aquilo que me alimenta também, é uma maneira de comunicar com os outros", continuou, nas breves palavras, garantindo ser firme "no desejo e na ambição de continuar activo".

"Só na actividade mental ou física é que nós nos realizamos", avisou, aproveitando para felicitar aqueles que participaram na cerimónia "por me darem mais um motivo para eu continuar vivo, activo e feliz"!

Antes, o Presidente da UNAGUI realçou que Fernando Conceição "abraçou a responsabilidade de ser o primeiro presidente da instituição, onde dedicou anos a fazer aquilo que ele mais gosta que é ensinar". "Ensinou aqui durante muitos anos", indicou Jorge Extremina, ao justificar que a Instituição não podia ficar indiferente ao centenário de um "homem grande", fazendo "uma singela homenagem", numa cerimónia em que se registaram vários momentos de dança. 

Coube a Hermenegildo Moreira da Encarnação a apresentação das várias facetas do percurso do homenageado, fazendo uma síntese do homem que se destaca pela intervenção cívica, conciliando essa acção com a carreira de professor, académico e político. 

Fernando Conceição nasceu em Braga e é licenciado em Ciências Histórico Filosóficas pela Universidade de Lisboa, em 1947, iniciando a sua carreira como professor no ano seguinte. Foi Director da Escola do Magistério Primário de Bragança e Reitor do Liceu Nacional de Guimarães (1966-1974), actual Escola Secundária Martins Sarmento, vindo posteriormente a ser Presidente do Conselho Directivo (1980-1984).

Membro da Comissão Política da Secção Concelhia e da Comissão Distrital do PSD, Fernando Conceição exerceu funções como Vereador da Cultura da Câmara de Guimarães (1968-1974) e foi eleito deputado à Assembleia de 1969 a 1974. Mais tarde, foi deputado à Assembleia da República (1985-1991), integrando a sub-comissão que elaborou a Lei de Bases do Sistema Educativo em 1986 e a Comissão Interministerial da Família em 1986. Presidiu à Comissão Permanente da Assembleia da República no Conselho Geral da UNESCO em 1987, bem como nas assembleias parlamentares do Conselho de Europa de 1988 a 1991 e da União da Europa Ocidental em 1990 e 1991 e no Conselho Nacional da Educação entre 1988 e 1991. Foi Vice-Governador do Distrito de Braga em 1994 e 1995, assim como deputado à Assembleia Municipal de Guimarães entre 1982 e 2007.

Em Guimarães, dedicou parte da sua vida a instituições como a Sociedade Martins Sarmento e Muralha - Associação de Guimarães para a Defesa do Património, o Hospital da Senhora da Oliveira ou o Vitória Sport Clube, tendo sido membro do Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães.

"A humildade sem limites" de Fernando Conceição foi mencionada, assim como a sua "rara oratória que impressionava os seus alunos pelos quais nutria uma amizade e proximidade que se prolonga e sedimenta no tempo".

"É um dos dias em que me sinto pequenino, mas honrado perante tão insigne e ilustre figura. A UNAGUI está honrada e eternamente grata a este ser humano de excelência por todos reconhecido", sublinhou Hermenegildo Moreira da Encarnação.

Na semana em que completou 100 anos, o homenageado lançou um livro, partilhando com os leitores os seus conhecimentos sobre os claustros existentes em Guimarães.

Em representação da Câmara de Guimarães, a vereadora Sofia Ferreira expressou o reconhecimento do Município "por tudo o que fez ao longo da sua vida em prol de Guimarães e de Portugal", partilhando a admiração com que acompanhou o seu percurso desde os tempos de estudante em que foi aluna da sua esposa Maria Manuela Alcântara. 

Felicitando-o pelo centenário, Sofia Ferreira entregou ao homenageado uma toalha de mesa, bordada com motivos de Guimarães, fazendo votos para que sirva para celebrar "muitas festas de aniversário".

 

Marcações: centenário, homenagem, UNAGUI, Fernando Conceição, claustros de Guimarães

Imprimir Email