«Carmen» é o grande momento do IV Festival de Canto Lírico de Guimarães

A Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense – ASMAV vai levar a cabo, de 8 a 11 de Dezembro, o IV Festival de Canto Lírico de Guimarães. Trata-se de um festival de música de origem e genealogia operática, visando o culto e o desenvolvimento da voz e da composição musical e poética lírica. A edição deste ano tem como destaque a participação de Carmen, de Bizet, como adianta o presidente da ASMAV, Francisco Teixeira, num festival de "reconhecida qualidade" e com "um enorme acolhimento do público".

O momento alto da programação do IV Festival de Canto Lírico de Guimarães terá uma duração de três horas, com tradução portuguesa. O espetáculo é da Companhia de Ópera de Setúbal, direcção e encenação de Jorge Salgueiro e conta com a participação da Orquestra do Norte e a direção do maestro Fernando Marinho.

Na apresentação do programa, que aconteceu esta quarta-feira na sede da ASMAV, o vereador da Cultura elogiou o projecto do Festival de Canto Lírico de Guimarães. Paulo Lopes Silva acredita que Guimarães poderá no futuro voltar a receber óperas. "O Festival vai no sentido de uma oferta cultural diferente de outros concelhos", disse o vereador, admitindo que a "ambição de sedear em Guimarães a música erudita".

De resto, a hipótese de Guimarães ser palco de novas óperas no ano de 2023 e 2024 é uma garantia de Francisco Teixeira.

Quanto ao programa, o IV Festival de Canto Lírico de Guimarães abre no dia 8 de Dezembro, pelas 21h30, com um «Conversa pública», na sede da ASMAV. No dia seguinte há ensaio aberto, no Grande Auditório do CCVF, às 21h00. O momento alto acontece com o espetáculo marcado para o sábado, dia 10. A Ópera, «Carmen», de Georges Bizet, sobe ao palco do Grande auditório, às 21h00. O Festival encerra no dia 11, um domingo, com o «Recital Coletivo de Canto e Piano», inspirado nas mulheres do Minho. Um espetáculo com entrada livre, que acontece a partir das 11h00, na sede da ASMAV.

Marcações: Festival de Canto Lírico de Guimarães, Carmen

Imprimir Email