VÍDEO: Lágrimas de alegria no regresso da Marcha Gualteriana às ruas de Guimarães

Dois anos depois, a Marcha Gualteriana saiu às ruas de Guimarães, reencontrando-se com o público, despertando as emoções que a pandemia da Covid-19 obrigou a conter. Ouviram-se aplausos em reconhecimento do trabalho dos obreiros que nos últimos meses entregaram-se à missão de dar forma às ideias que sustentam o número maior e a alma das Festas.
A Marcha abriu com o carro da Cidade dedicado ao Lar de Santa Estefânia e jardim do Carmo.

O centenário da travessia aérea do Atlântico sul foi expressa através do Carro "Gago Coutinho", com alusão ao monumento existente no alto da montanha da Penha.

O Carro "Princesa Mulan", trouxe o encanto do imaginário infantil e o Carro da "Ucrânia" deu expressão ao apelo à paz.

Seguiu-se o carro dedicado à "Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho" instalada no campus de Couros, o cantares ao desafio e símbolos que dão vida às festas preencheram o carro "O Património Minhoto".

As preocupações com as alterações climáticas serviram de pretexto para o Carro "Ambiente" e foi o Carro alusivo ao Centenário do Vitória S. C. que mais aplausos arrancou à multidão.

O carro Balonas encerrou o cortejo, exaltando o orgulho de trabalhar para elevar e honrar o nome de Guimarães, no momento glorioso do regresso à normalidade das Festas da Cidade após os últimos dois anos marcados pelas restrições.

Várias instituições da cidade integraram o desfile, um momento cultural único, conferindo à noite da marcha a atmosfera especial que a caracteriza, fazendo do chão da Cidade o palco para as suas apresentações, com dança, cantares ou demonstrações desportivas.

Como nas edições anteriores, para a construção da Marcha gastaram-se toneladas de madeira, muitos litros de tinta, quilos de esferovite e palhão, e quilómetros de fios eléctricos... para iluminar o sonho que nasceu em 1906 e que a paixão dos vimaranenses teima em manter com a alegria, o suor e por vezes até as lágrimas dos homens e mulheres que são os seus obreiros.

Marcações: Marcha Gualteriana, Festas da Cidade e Gualterianas

Imprimir Email