Arrancou obra de restauro dos «Passos» da Paixão de Cristo existentes em Guimarães

Está em curso a operação de restauro e reabilitação dos «Passos» da Paixão de Cristo existentes em Guimarães. A Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos já iniciou a intervenção no «Passo» existente no Largo Martins Sarmento, numa zona da parede lateral da igreja de Nossa Senhora do Carmo e os outros quatro importantes bens patrimoniais, classificados como imóveis de interesse público desde 1975, também voltarão a ostentar o esplendor original. A execução integral deste projecto exigirá um investimento que poderá atingir cerca de 200 mil euros.

Em declarações ao Grupo Santiago, o Provedor daquela Instituição revelou que as imagens do primeiro "passo" a ser intervencionado já foram retiradas e restauradas, estando agora a decorrer a obra no nicho onde voltarão a ser colocadas. António Monteiro de Castro explicou que foi necessário aguardar pelas autorizações das entidades que tutelam o património, dado que esta espécie de 'oratórios' estão dispostos em locais estratégicos da Cidade de Guimarães, aludindo à representação de diferentes momentos da Paixão de Cristo.
"Quando estiver concluída a obra no Carmo, a nossa intenção é intervir nos dois «Passos» que têm um estado de degradação mais adiantado e mais visibilidade: o que está no Largo República do Brasil, as imagens irão ser objecto de intervenção por parte de uma empresa especializada, e também no «Passo» da Senhora da Guia. "Estes três são os prioritários", referiu o responsável, acrescentando que o «Passo» que está no Largo da Misericórdia também necessita de intervenção, mas ficará para uma segunda fase. O «Passo» da Rua de Santa Maria é o que está em melhores condições, porque não tem tanta exposição ao sol e à chuva", frisou o Provedor.

Num estudo intitulado «Os Passos de Guimarães», elaborado para a Muralha - Associação de Guimarães para a Defesa do Património, a investigadora Manuela de Alcântara Santos documenta a origem deste património material e imaterial importante pela carga histórico-cultural que comportam. "Durante séculos modelaram o quotidiano vimaranense, e ainda hoje os que restam imprimem, na fisionomia do centro histórico, uma marca individualizadora que a enriquece. E continua a ser possível seguir uma Via Sacra reduzida, partindo do Passo do Largo República do Brasil (Jesus cai sob o peso da Cruz), seguindo pelo Largo da Senhora da Guia (Jesus encontra sua Mãe), subindo a Rua de Santa Maria (Jesus cai pela segunda vez) até junto da Igreja do Carmo (Jesus consola as mulheres de Jerusalém) e terminando no Largo João Franco ou da Misericórdia (Jesus é despojado das vestes).

Marcações: Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, «Passos» da Paixão de Cristo

Imprimir Email