Guimarães vai receber em 2023 terceira edição do Congresso Internacional «As Cidades na História»

Guimarães vai receber no próximo ano a terceira edição do Congresso Internacional - As Cidades na História. Desta vez, a economia é a temática escolhida para o evento promovido pela Câmara Municipal de Guimarães que irá decorrer entre os dias 25 e 27 do mês de outubro de 2023.

Em conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, a Vice-Presidente do Município revelou a importância de assegurar a regularidade desta reunião científica cuja primeira edição coincidiu com a Capital Europeia da Cultura «Guimarães 2012». Adelina Paula Pinto apelou, por isso, à participação da comunidade científica num Congresso que será presidido por Maria Norberta Amorim, Professora Catedrática Aposentada da Universidade do Minho, tendo como Secretário Geral Antero Ferreira, Director da Casa de Sarmento - Centro de Estudos do Património, Unidade Diferenciada da UMinho.

Especialista internacionalmente reconhecida na área de Demografia Histórica, Maria Norberta Amorim realçou que a escolha do tema do III Congresso surge na "continuidade das edições anteriores: o primeiro versou sobre população, o segundo sobre sociedade e o terceiro será sobre economia". "A ideia geral é a de aproximar as cidades e acompanhar o seu desenvolvimento, desde a cidade antiga até à cidade de futuro, atraindo para este estudo vários investigadores de todo mundo", apontou durante a sessão realizada no Salão Nobre do Município de Guimarães.

"Pretende-se que o Congresso mantenha a sua identidade de partida, abordando a evolução das cidades em contextos históricos e geográficos distintos, desde a Cidade Antiga à Cidade do Presente a caminho do Futuro, com especial incidência nas cidades do mundo mediterrâneo", acrescentou Norberta Amorim, assinalando que foi lançado o desafio aos diferentes parceiros europeus de aprofundamento da história das suas cidades na longa duração, apresentando-se o Congresso como uma ocasião de diálogo e de encontro de raízes culturais comuns, com eventuais consequências para além dos objectivos científicos de partida.

 

Marcações: Câmara Municipal de Guimarães, Congresso Internacional - As Cidades na História

Imprimir Email