Concluído processo de certificação da Cantarinha dos Namorados

O processo de certificação da Cantarinha dos Namorados de Guimarães está concluído, sendo o momento assinalado durante a Feira Internacional de Artesanato, que decorre na FIL, em Lisboa, em que esteve presente o Vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, uma delegação d’A Oficina e as artífices Bela Alves e Maria Fernanda Braga.

"A partir de agora as cantarinhas passam a ser acompanhados por um selo que garante que cada peça é produzida respeitando um conjunto de técnicas e normas, respeitando um caderno de especificações e que se trata de uma cantarinha produzida por uma das artífices que acompanhou todo o processo de certificação", refere o Município, no seu sítio da internet.

Segundo a Autarquia, o processo de certificação teve início com a Elaboração do Caderno de Especificações da Cantarinha dos Namorados de Guimarães no decorrer do ano de 2021, sendo A Oficina a entidade responsável por este processo. Posteriormente, foi requerida junto do IEFP, I.P., a apreciação e aprovação do respetivo caderno e a consequente inscrição desta produção tradicional no Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas, dando posteriormente origem, em maio de 2022, ao correspondente registo de indicação geográfica junto do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

"A certificação é um processo que valorizamos muito em Guimarães ao longo dos anos. É desde logo importante para a preservação das técnicas e das tradições de uma forma geral. Para uma terra como Guimarães, na qual se valoriza o património, naturalmente que preservá-los através da certificação e da identificação dessas técnicas para as poder reproduzir é absolutamente crucial. Desde 2010 que o Bordado de Guimarães está também certificado e agora também a Cantarinha dos Namorados, dois produtos certificados e preservados através desta técnica. A expectativa é que possamos aumentar a divulgação destas duas tradições de Guimarães, conseguindo uma maior procura por este produtos. Também importante, conseguir que um maior número de pessoas sejam capazes de produzir quer a Cantarinha dos Namorados, quer o Bordado de Guimarães, como forma de perpetuamos estas tradições e não corrermos o risco de perdemos aquilo que é nosso e que mais nos identifica", refere o Vereador Paulo Lopes Silva, citado na publicação.

Em Abril de 2022 foi constituída e realizada a primeira reunião da Comissão de Acompanhamento para a certificação da Cantarinha dos Namorados de Guimarães da qual integram a entidade promotora A Oficina, o CEARTE e o Organismo de Certificação. A A. Certifica em maio de 2022 procedeu à avaliação das produções das unidades produtivas artesanais candidatas à certificação, dando origem a um parecer positivo relativamente à atribuição da certificação das duas candidatas: A Oficina - Centro de Artes Mesteres Tradicionais de Guimarães, CIPRL e Maria Fernanda Braga.

Todo este processo culminou na passada sexta-feira, altura em que foi realizada a cerimónia de certificação da Cantarinha dos Namorados de Guimarães que teve lugar na FIA (Feira Internacional de Artesanato) no espaço da A.Certifica.

A Cantarinha dos Namorados reproduz a forma de um cântaro de água, mas decorada com apontamentos em alto-relevo e polvilhados com pó de mica, cuja manufatura se mantém pelo menos desde o século XVI até aos dias de hoje. A peça destinava-se a guardar o dinheiro que a noiva conseguia poupar, com o intuito de comprar um cordão de ouro, que levaria ao altar. Outra versão da mesma memória refere que a “cantarinha” serviria para guardar as prendas em ouro ofertadas pelos pais da noiva.

Marcações: A Oficina, certificação, Cantarinha dos Namorados

Imprimir Email