Câmara de Guimarães anuncia regresso da Noite Branca em 2023



A Câmara Municipal não desistiu de realizar a Noite Branca prometendo que o evento regressará ao cartaz cultural de Guimarães no próximo ano.

A revelação foi feita pelo vereador da Cultura que respondia na Assembleia Municipal de Guimarães a Paulo Peixoto. O representante do CDS questionou a Câmara sobre a substituição de uma iniciativa "icónica" como é a Noite Branca pelo Sunset Praça.
Segundo Paulo Lopes Silva, a Câmara está a trabalhar para o regresso da Noite Branca em 2023.
"Não desisti da Noite Branca", afirmou o Vereador da Cultura acrescentando que "o modelo de Noite Branca que se vai disseminando é um modelo que não corresponde àquilo que são as noites brancas na sua origem europeia de Paris e da Rússia. Aquilo que pretendemos da Noite Branca é olhar para aquilo que de melhor se faz em termos culturais, nomeadamente trabalho e artistas emergentes, naturalmente também com uma dimensão para o grande público porque queremos fazer dela uma festa", referiu.

O Vereador da Cultura lembrou que a Noite Branca foi suspensa numa decisão tomada em 2019 devido à pandemia, dado tratar-se de um evento que faz parte do contrato programa com A Oficina, não estando no referido programa desde aquele ano.
Este ano, no próximo fim-de-semana em que habitualmente se realizava a Noite Branca decorrerá o Sunset Praça que "não acontecerá nos moldes habituais".
"Será um evento virado para grande público e não acontecerá apenas no Centro Histórico mas também no largo do Toural", concluiu.


Marcações: noite branca, 2023, regresso

Imprimir Email