"Mercado à Moda Antiga” reavivou memórias e costumes de Guimarães

Os Musiké organizaram este sábado um "Mercado à Moda Antiga”, com uma recriação de costumes e tradições que animou comerciantes e consumidores do mercado municipal.
A música e a dramatização envolveu cerca de meia centena de participantes que abriram o baú de memórias, num esforço criativo que contou com a adesão dos vendedores habituais que também trajaram a preceito para o momento festivo.

Numa representação encenada, com as figuras típicas que outrora dinamizavam feiras e mercados, esta iniciativa trouxe "outra vida" à manhã tranquila do mercado.

Foi a percepção da monotonia existente naquele espaço que conhece maior movimento apenas à sexta-feira que levou Emília Ribeiro a lançar o desafio aos associados daquela Instituição que tem o seu espaço criativo no Mercado. "Quase todos dias vimos cá e apercebemo-nos de que o mercado tem pouca afluência. Sentimos que era uma obrigação do grupo fazer alguma coisa para dinamizar o espaço e animar os comerciantes e alegrar os clientes", disse, sorrindo, grata pela satisfação das pessoas e por sentir que os vendedores também deram um contributo, vestindo-se com roupas de antigamente.

Os Musiké fizeram uma candidatura ao programa Impacta e o projecto foi selecionado, esperando agora a impulsionadora da iniciativa que possa ter "uma certa regularidade". "Pelo menos duas vezes por ano, na primavera e no outono", refere, fazendo questão de sublinhar o apoio assegurado pela Câmara de Guimarães e a colaboração da ADCL, do Grupo Folclórico e Recreativo de Tabuadelo e do grupo cultural informal de Nespereira.

"Fui professora de 1º ciclo, estou aposentada. Mas, sempre procurei incutir esta dinâmica nas actividades escolares, explorando com os alunos outras dimensões da aprendizagem. Aqui, os comerciantes aderiram e perceberam o nosso objectivo e estamos muito contentes com o resultado", afirmou.

Rosa Dias é produtora e vendedora de hortaliças. Reside na Aguçadoura e vem todas as semanas, à sexta-feira e ao sábado para a sua banca em Guimarães. "É assim há 30 anos e pela primeira vez vim vestida à moda antiga. Precisamos desta alegria", afirmou.

Conceição Faria é produtora e vendedora de flores. Tem a sua exploração na freguesia de São Faustino e veio trajada com as roupas usadas outrora. "Estou muito contente. Vendi as flores todas que trouxe. É bom sentir esta animação", expressou.

Marcações: Mercado Municipal, mercado à moda antiga, Os Musiké

Imprimir Email