Património e natureza dos «Sacromontes de Braga e Guimarães» mais protegidos e valorizados

A vereação vimaranense aprovou por unanimidade a constituição da associação de fins específicos denominada «Sacromontes de Braga e Guimarães, Associação de Fins Específicos». A entidade agora criada abrange uma área com cerca de 2 mil e 500 hectares, integrando freguesias dos dois municípios.

O Presidente da Câmara fez questão de advertir que "é um projecto de longo curso que nem neste mandato, nem no próximo será possível completar". "É uma extensa área, um território único com muitos proprietários, que precisa de um tratamento comum, no sentido de valorizar os seus diferentes recursos", declarou Domingos Bragança, assumindo a pretensão de ver aquele espaço classificado pelo seu valor patrimonial e natural. "É um trabalho que tem de ser feito por especialistas com muita robustez e muita força", acrescentou, lamentando as dificuldades de contratação que se colocam aos municípios para trabalhos de natureza multidisciplinar necessários para apresentação de candidaturas a financiamentos comunitários.


De acordo com a proposta, o projecto surge com o intuito de "promover a valorização, reabilitação, restauro e promoção do património construído, a protecção da área florestal que envolve os santuários e povoados castrejos; a definição de acções para a gestão activa e valorização da paisagem florestal; e a promoção integrada de toda a área e respectivos recursos, como conjunto de elevado valor patrimonial e turístico".

"Os municípios de Guimarães e Braga têm vindo a encetar esforços no sentido de desenvolver uma estratégia de gestão do território que abrange o Bom Jesus do Monte, o santuário do Sameiro, a capela de Santa Maria Madalena, a capela de Santa Marta do Leão e os povoados castrejos de Santa Marta das Cortiças, de Briteiros e de Sabroso, perfazendo uma área de cerca de 2500 hectares, que abrange as áreas administrativas referentes às freguesias e Uniões de freguesia de: Esporões, Nogueira, Fraião e Lamaçães, Espinho, Sobreposta e Pedralva, do concelho de Braga, e Sande S. Lourenço e Balazar, Longos, Briteiros S. Salvador e Briteiros Santa Leocádia e Briteiros Santo Estêvão e Donim, do concelho de Guimarães", refere a proposta, ao justificar o recurso a este instrumento de gestão territorial.

"Cientes da importância que esta extensa área florestal, pontuada por imóveis e conjuntos de valor patrimonial significativo, tem para a qualificação da paisagem partilhada por ambos, os Municípios de Braga e de Guimarães uniram os seus esforços para a concertação de políticas e ações públicas tendentes à qualificação, defesa e promoção deste território, encontrando na figura do Programa Intermunicipal o instrumento mais adequado para o pretendido", acrescenta o texto, precisando que por entendimento dos dois presidentes dos Municípios promotores do projecto será adoptada a terminologia Sacromontes de Braga e Guimarães, Associação de Municípios.

 

Marcações: reuniao do executivo vimaranense, Sacromontes de Braga e Guimarães, Associação de Fins Específicos

Imprimir Email