47 anos do 25 de Abril de 1974 celebrado em Guimarães

A Assembleia Municipal de Guimarães promove este domingo uma sessão especial para assinalar os 47 anos do 25 de Abril de 1974. É uma sessão presencial, ainda que condicionada pela pandemia em que vivemos, limitada a 90 pessoas. É uma sessão marcada para as 12h00, na Plataforma das Artes e da Criatividade.

A Junta de Freguesia de São Torcato vai comemorar o 25 de Abril - dia da liberdade, com um conjunto de iniciativas. Assim o cartaz é híbrido, uma vez que conta com iniciativas presenciais e outras pelas redes sociais da Junta. Do cartaz fazem parte, o hastear da bandeira, a distribuição de cravos pela Vila, a publicação de um vídeo sobre a Vila e um poema sobre a liberdade, por fim haverá ainda a publicação nas redes sociais de uma mensagem do presidente da Junta sobre a data. As comemorações terão início pelas 9h na sede da Junta de Freguesia e serão realizadas em parceria com os Escuteiros de São Torcato.

Prossegue o programa evocativo de mais um aniversário do 25 de Abril, numa iniciativa conjunta da Câmara e instituições vimaranenses. Este domingo, começa a emissão de testemunhos, subordinados ao tema «As Portas Que Abril Abriu». Tendo como mote o acervo fotográfico de Simão Freitas, recentemente adquirido pelo Município de Guimarães, um conjunto de vimaranenses prestam o seu testemunho sobre o dia em que Portugal voltou a ser livre no caminho para democracia. São convidados António Emílio; José Lopes; António Mota-Prego; Henrique Menezes de Moraes; Fernando Roriz; Eduarda Dias e Laurentino Pimenta. O evento pode ser visto diariamente no facebook do Município de Guimarães.

Marcações: Assembleia Municipal, 25 de Abril de 1974, As Portas Que Abril Abriu, Junta de Freguesia de São Torcato

Imprimir Email