Bons Pais, Bons Filhos: As dúvidas dos adolescentes

 

A adolescência marca a passagem da infância para a idade adulta. É um período de mudanças físicas, sociais, cognitivas e emocionais, onde os jovens procuram novas experiências, testam os limites, questionam os seus valores e sonhos, e afastam-se da família para estarem perto dos amigos, com quem partilham descobertas e medos.
Sendo uma etapa complexa na vida dos jovens, é importante que os Pais conheçam as suas principais dúvidas e anseios:

O meu corpo está a mudar?
Com o início da puberdade ocorrerão várias transformações físicas. É necessário que o adolescente tenha paciência e se familiarize com as várias mudanças, sem entrar em preocupações excessivas.

Já não sou a mesma pessoa!
Começam a surgir as sensações de ridículo ou de vergonha, bem como, uma preocupação exacerbada com a imagem corporal. Os meios de comunicação influenciam de tal forma os jovens que, mesmo tendo um aspeto físico normal, podem sentir-se inseguros, e sentem uma forte necessidade de se mostrarem diferentes.

Quero ser independente!
O jovem sente vontade de sair do ambiente familiar para estar com os amigos e “conhecer o mundo”, acabando por criar muitas situações de conflito com os pais.

Os Pais necessitam de prestar a devida atenção e apoio aos sinais manifestados pelos seus filhos. Fique com algumas dicas:
- Ajude o seu filho a aceitar-se e a sentir-se bem com a sua própria imagem;
- Valorize as qualidades e virtudes do seu filho, e ajude-o a tomar consciência dos seus defeitos;
- É normal que o seu filho se questione sobre a sua própria identidade e existência, colocando tudo em causa, sobretudo, o mundo dos adultos e as questões relacionadas com a autoridade;
- Explique-lhe que as amizades verdadeiras não o condenam, mas fazem com que se sinta apoiado e livre para tomar as suas próprias decisões;
- Tenha muita paciência!

Todas as fases de vida são construídas socialmente e a instabilidade típica do jovem, não é mais do que a tomada de consciência de todas as mudanças da adolescência.

Tiago Borges, Diretor Executivo do Centro Juvenil de S. José

 

Marcações: bons pais bons filhos

Imprimir Email