PUB: Em busca das boas práticas de especialização inteligente

Esta terça-feira, dia 2 de Abril, no Laboratório da Paisagem, em Guimarães, realizou-se o seminário internacional «Quadruple Helix e Estratégia de Especialização Inteligente RIS3». Com foco no projecto ecoRIS3, reuniram-se várias parceiros numa tentativa de sensibilização para a necessidade de alinhamento com a estratégia de especialização inteligente.

Com a orientação de Rosário Azevedo, Primeira Secretária Intermunicipal da CIM do Ave, o destaque foi para as tendências de «Transferência de Tecnologia e Inovação» apresentadas por Alexandre Almeida, da Agência Nacional de Inovação.

Tempo ainda para a apresentação de boas práticas sobre a cooperação bem sucedidas entre os actores da Quadruple Hélice (Universidades/ Centros Tecnológicos - Empresas-Entidades/ Políticas Públicas-Sociedade), com exemplos de Espanha (San Sebastian) Donosti Up, da Irlanda (Cork) Tyndall National Intitute, da Letónia (região Vidzeme) e da Finlândia (Kainuu) Gaming Cluster.  

Foi com a ideia de que a especialização inteligente é uma estratégia do "presente e do futuro”, que Rosário Azevedo iniciou o seminário. A Primeira Secretária Intermunicipal da CIM do Ave sublinhou que a aposta nesta estratégia passa por uma "articulação entre várias entidades". "A especialização pressupõe uma intervenção multinível, desde das entidades públicas às privadas ou desde da investigação às empresas. Esta estratégia só é possível depois de uma definição muito clara dos sectores em que queremos apostar e de colocar em diálogo todos os parceiros que podem dinamizar essa estratégia no sentido obtermos o melhor produto e serviço", explicou.     

Para além disto, para Rosário Azevedo, é "importante a sensibilização feita para a necessidade de monitorização". "Temos de estar atentos para perceber onde a estratégia está a funcionar bem e aperfeiçoar esses pontos fortes, bem como onde pode ser inflectida para corrigir a tempo".

Alexandre Almeida, da Agência Nacional de Inovação, explicou que a especialização inteligente é, de uma forma mais simples, "olharmos para aquilo que são as nossas caraterísticas e perceber como é que podemos desenhar uma trajetória de diferenciação que seja competitiva no mercado global". "A lógica é não apostar de forma aberta em tudo, mas escolhermos de forma consciente e dinâmica. Ou seja, temos de fazer um exercício de humildade e honestidade, ao percebermos que existem concorrentes melhores que nós e quais são as nossas características, pois pensámos sempre que somos melhores do que somos. A partir daí, fazer escolhas com base no que temos, no que podemos ter e como podemos construir com base nesses recursos. Não vale a pena ir contra as mercado ou as nossas características", frisou Alexandre Almeida.

Neste evento, organizado pela Comunidade Intermunicipal do Ave, foram apresentados quatro boas práticas dos parceiros do projecto RIS3. Trata-se de um projecto cujo objectivo é contribuir para a melhoria dos principais instrumentos de política pública, com incidência na implementação da RIS3 - Estratégia Regional de Especialização Inteligente, no quadro dos ecossistemas regionais de inovação, num contexto institucional alargado correspondente à quádrupla hélice, com particular enfoque na promoção e implementação do RIS3 ao nível local.

Para quarta-feira, dia 03, no âmbito do programa de recepção às entidades parceiras neste projecto, a CIM organiza visitas a empresas que operam na área da investigação e/ou inovação, em estreita colaboração com Universidades e/ou Centros Tecnológicos.

Neste sentido, os parceiros visitam o PIEP - Innovation in Polymer Engineering e o grupo 3B’s Research Group (Biomaterials, Biodegradables and Biomimetics).

Marcações: CIM do Ave

Imprimir Email