Vimaranenses à conquista da China

Tozé Mendes, Nuno Sampaio, Vítor Dimas e Nuno Andrade partiram numa aventura pelo Oriente em busca de um sonho profissional.

A China está a ser um destino apetecível para os profissionais de futebol. Nesta edição descobrimos mais quatro vimaranenses que viajaram cerca de 10 mil quilómetros para embarcar num desafio, até à data bem sucedido para todos. Com uma cultura bastante diferente e sete horas a mais de fuso horário vamos conhecer como é que os treinadores se estão a adaptar à realidade oriental.

 

Tozé Mendes

Já foi protagonista da BIGGERmagazine aquando da conquista do campeonato nacional da equipa dos juniores e juvenis do Vitória Sport Clube das quais era treinador. Mas agora o motivo da nossa entrevista é outro. Tozé mudou-se para a China a 26 de Fevereiro de 2016 ao aceitar um desafio que lhe foi proposto após a participação na Weifang Cup na China disputada pelos juniores do VSC. Depois de alguma ponderação decidiu que seria uma excelente oportunidade e partiu com a garantia de fazer a coordenação técnica da academia do Liaoning FC e treinar os sub-19. O contrato foi de três anos e pesou o lado monetário. Nasceu a 12 de Março de 1979, é vimaranense e neste momento vive em Shenyang Província de Liaoning, China. É licenciado em Educação Física, casado há oito anos com a Cláudia e têm uma bebé de 21 meses chamada Carlota.  Para a profissão escolheu ser treinador de futebol.

Vítor Dimas

Vítor Hugo Moura da Silva não tem Dimas no nome mas a alcunha ficou através do seu pai, António Ramos da Silva, que era conhecido por esse epíteto. Também ele jogou pelo Vitória Sport Clube na década de 80 e em dez jogos marcou um golo. Mas vamos voltar ao filho. Tem 27 anos, é natural de Guimarães e tem um orgulho imenso em ser vimaranense. Também ele jogou futebol pelo Clube da Terra e sempre viu no pai um forte exemplo de vida pessoal e profissional.  Aos 10 anos ficou jogador federado do Vitória Sport Clube na posição de guarda-redes e, mais tarde, chegou a treinador. Mas já lá vamos. Este não foi só um clube onde jogou e treinou. Nada disso! Este é o Clube que o faz vibrar sempre que assiste a um jogo, sobretudo no Estádio D. Afonso Henriques. É um amor incondicional que não se explica e por isso sonha um dia voltar para cá.

Nuno Sampaio

Nuno Sampaio integra a equipa de Tozé Mendes e Vítor Dimas, tendo aceitado entrar nesta aventura com o objectivo de evoluir enquanto profissional e ver reconhecido o seu trabalho de treinador. Este trio de vimaranenses está a treinar o Liaoning FC e agora vamos conhecer um pouco mais da história de Nuno Miguel Silveira de Castro Sampaio. Tem 31 anos, é Mestre em Ciências do Desporto com especialização em Jogos Desportivos Colectivos - Futebol e é professor de Educação Física e treinador de futebol. Não gosta de se adjectivar, mas ainda assim partilhou ser bastante exigente consigo e com os outros. Expressão que certamente o define bem será bon vivante, pois gosta de aproveitar da melhor forma as coisas boas da vida e confessou-nos ainda que a saudade o deixa triste. Algo que certamente tem sido difícil de ultrapassar desde que se mudou para Shenyang.

Nuno Andrade

Este vimaranense não está na mesma localidade nem tão pouco no mesmo clube dos três anteriores, mas também escolheu a China como destino profissional na mesma área. Nuno André Pacheco Andrade, tem 29 anos, licenciou-se em Ciências do Desporto – Alto Rendimento Futebol e vive actualmente em Shijiazhuang na China. Mas vamos começar pelo início. De Guimarães e ligado ao futebol, é obviamente vitoriano, mas podia ter sido diferente. Foi jogador da formação do VSC sete anos e cresceu a ver o Vitória jogar. Ficou feliz e triste muitas vezes com as vitórias e as derrotas ou até mesmo os empates. "O meu pai não é vitoriano, pois é natural de Paços de Ferreira, mas sempre me levou ao estádio." Muito por culpa da mãe, "que soube educar clubisticamente o filho de forma apropriada (risos)! E obviamente que sou sócio do Vitória desde que nasci", referiu orgulhoso. Com 1,74m jogava na posição de guarda-redes. Não foi preciso muito tempo até perceber que o seu caminho não passaria por ser jogador profissional de futebol. Portanto, seguiu para a universidade e concluiu os estudos com o objectivo de continuar no futebol embora noutra perspetiva, desta feita, a de treinador. Em 2010 deu início à sua carreira como treinador principal nos escalões de formação do FC Porto onde permaneceu cinco anos. Após esse período veio para mais perto de casa, apesar de não ser para o seu clube do coração. Seguiu-se o Moreirense e Nuno Andrade garante que foi uma das melhores decisões que tomou. E depois segue-se a aventura na China.

Conheças as histórias e as aventuras por terras orientais destes quatro rapazes que sonham ser treinadores de futebol reconhecidos na BIGGERmagazine!

 

 

 

 


 

 

Marcações: Bigger

Imprimir Email