Galeria 40 apresenta exposição de pintura e escultura

Situada no Hotel Mestre de Avis, a Galeria 40 apresentou uma exposição de pintura e escultura que estará patente até 31 de Agosto naquele local.

A vernissage contou com a presença dos artistas plásticos, Mestre Pompeu e Paula Teixeira, e o evento foi animado por momentos musicais interpretados pela cantora lírica e violinista, Sara Morim que se fez acompanhar por duas colegas uma violoncelista e outra violinista.

A Galeria 40 é um espaço dedicado à cultura que se tem vindo a reafirmar desde 2012, ano em que Guimarães foi Capital Europeia da Cultura. As várias dezenas de pessoas presentes ouviram o especialista na área, Daniel Bastos, falar sobre arte e as obras expostas e, houve também oportunidade para algumas declarações dos dois artistas e da proprietária da galeria que, essencialmente, agradeceram a presença de todos.

Os convidados foram recebidos com um cocktail de boas vindas e, ao mesmo tempo, admiravam as obras dos dois artistas que se estendiam por todo o hotel. Os quadros e as esculturas transmitiam emoções diferentes a quem as observava, mas as críticas eram lisonjeadoras. As cores vivas atraíam os olhares mais distraídos e tanto o pintor quanto a escultora faziam questão de dar pequenas explicações sobre a arte que ali apresentaram.

A Arte é uma forma de expressar sentimentos e era visível a satisfação dos artistas por perceberem que esta faz cada vez mais parte dos interesses culturais das pessoas. A organizadora da iniciativa, Maria Rosa Roeder, estava encantada com o impacto da exposição. «Na minha opinião a pintura e a escultura completam-se e foi muito bom perceber que as pessoas estavam maravilhadas com a vernissage. As cores que os dois artistas escolheram para estas colecções são bastante coloridas e criam um impacto forte nos apreciadores».

«Aquando em Paris» é o tema que dá mote à exposição de pintura que retrata pinturas gestuais, como explicou o criador Mestre Pompeu. «Todas as obras expostas foram pintadas em Paris. Quando estou em Paris, um dos temas que exploro é a pintura gestual que curiosamente nasceu em 1994 quando vivi no Japão e de certa forma inspira-se na escrita japonesa. Paris é fonte de inspiração de vários artistas, alguns deles reconhecidos mundialmente como Picasso, e eu não fui excepção, daí homenagear a Capital Francesa dando este nome a esta exposição».

No que concerne à exposição de escultura o tema também é bem sugestivo. «Imaginário Fantástico» é o nome escolhido pela artista Paula Teixeira para apresentar as suas obras. «As peças que criei retratam precisamente o meu imaginário. São esculturas que tem a ver com as minhas fantasias, provavelmente será uma colecção que descreve o meu imaginário mais fantasioso e íntimo, mas espero com ela surpreender os críticos».

Paula Teixeira, dotada de um admirável bom gosto e sensibilidade estética, é também decoradora há vários anos e, em simultâneo à exposição, apresentou em parceria com o irmão, uma linha de têxteis-lar da qual foi a designer. «Este projecto deu-me muito gozo desenhar e criar. Foram uma agradável surpresa os comentários positivos sobre esta linha de têxteis-lar que certamente será para continuar».

Uma exposição envolvente que estará patente na Galeria 40 no Hotel Mestre de Avis à Rua D. João I em Guimarães até 31 de Agosto. Um bem haja aos artistas que ajudam Guimarães a tornar-se uma cidade cada vez mais cultural. 

Marcações: Bigger

Imprimir Email