Felicitações pela atribuição do título CVE 2026 de Guimarães

images/mnwallimages/900x600/images/fotoarquivo/2018/Ambiente/cve_2026.jpg

São diversas as congratulações com a atribuição do título Capital Verde Europeia 2026 a Guimarães.

Em comunicado, a CDU "saúda a decisão" da União Europeia anunciada esta quarta-feira numa cerimónia realizada em Valência, Espanha". Aquela Coligação enaltece "o trabalho árduo das equipas de trabalhadores, técnicos, cientistas e investigadores que contribuíram para que esta candidatura fosse vencedora". No entanto, a CDU lembra que o prémio "coloca, até 2026, muitos desafios ao executivo camarário, ao tecido económico e a todos os Vimaranenses".
"Neste momento de celebração, a CDU chama a atenção para seis pilares essenciais que
a Câmara Municipal tem pela frente para devolver a quem vive no nosso Concelho o
direito à qualidade de vida, concretizando o que consta na Constituição da República
Portuguesa, no seu artigo 66º, desde 1976 e honrar o título agora recebido: mais e melhores transportes, aposta no desenvolvimento da ferrovia e a redução do tráfego automóvel, seja nas vias do centro da cidade, seja na ligação com concelhos vizinhos".
"Não podemos continuar a perpetuar a ideia de que substituir o mesmo número de automóveis a combustível fóssil por automóveis movidos a electricidade será a solução para atingir a neutralidade carbónica", salienta a CDU.

Também o líder do PSD de Guimarães e deputado na Assembleia da República, Ricardo Araújo "felicita a Câmara Municipal de Guimarães e todos os responsáveis envolvidos na conquista do desejado título de Capital Verde Europeia".
O Parlamentar vimaranense lembra que "o PSD esteve sempre ao lado deste objectivo, apoiando o trabalho que conduziu a este desfecho de sucesso que a todos deve orgulhar". Na sua opinião, "agora, é altura de celebrar e trabalhar para continuarmos a fazer do nosso concelho um território ainda mais amigo do ambiente e da sustentabilidade", salienta Ricardo Araújo.
"Estamos todos do mesmo lado neste caminho de continuar a afirmar Guimarães como Capital Verde Europeia, dando o melhor em favor de um ambiente sustentável e da biodiversidade, agora, durante e depois desta etapa, num trabalho coletivo que a todos deve mobilizar e envolver, fazendo de Guimarães um território efetivamente inspirador para a ação das cidades europeias nas políticas ambientais", salientou.

Quem também felicitou o Município de Guimarães foi a Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Electrónica.
Em comunicado aquela entidade refere sentir "um enorme orgulho em estar sediada numa cidade comprometida com a sustentabilidade, inovação e preservação ambiental e partilha com todos os vimaranenses a alegria por esta merecida conquista do título de Capital Verde Europeia. Que este marco inspire outras cidades a seguirem o exemplo e construírem um futuro mais verde e sustentável para todos”, declara Delfina Soares, directora da Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Electrónica.

Também em comunicado, a Concelhia de Guimarães do PS, felicitou o Município, o Laboratório da Paisagem e a Estrutura de Missão Guimarães 2030, que "trabalharam afincadamente" no projecto da candidatura da Capital Verde Europeia, "sob a liderança do Presidente Domingos Bragança, que soube acreditar e potenciar este caminho".
"Esta é uma distinção muito relevante, ao reconhecer as políticas e os investimentos realizados na nossa cidade no âmbito da sustentabilidade, do ambiente, da neutralidade carbónica e do combate às alterações climáticas", lê-se no referido comunicado.
Para o PS, trata-se de um prémio que "orgulha Guimarães, une a comunidade e reforça o nosso sentido colectivo. É uma conquista que pertence a cada vimaranense e, por isso, deve ser entendida como uma responsabilidade acrescida na promoção das boas práticas ambientais".
A concelhia de Guimarães do PS "orgulha-se do trabalho desenvolvido pelos seus autarcas e pela visão estratégica que tem pautado a sua governação", conclui.

A público veio também a Comissão Política Concelhia do Chega e o seu Grupo Municipal "congratular a Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente, bem como todo o executivo, técnicos e funcionários, pela atribuição do tão aguardado prémio de Capital Verde Europeia". "Esta distinção é um reconhecimento do trabalho árduo e das políticas implementadas no sentido de tornar o nosso concelho mais sustentável e amigo do ambiente", lê-se no comunicado.
"Este galardão é motivo de orgulho para todos os munícipes e deve servir como incentivo para alcançar novas conquistas e objetivos que promovam a qualidade de vida e o bem-estar da população, pensando sempre na verdadeira luta ambiental, livre de agendas, modas e lobbys", acrescentam lembrando "o trabalho já realizado e os projectos em andamento no âmbito ambiental".
"Este é o momento para festejar, mas também para continuar a planear e trabalhar em prol de novas vitórias para o nosso concelho e para os Vimaranenses", com a certeza de que "o Chega mantém-se vigilante e empenhado em contribuir com propostas que elevem ainda mais o nosso Concelho, colocando-o como referência nacional e internacional em desenvolvimento sustentável e qualidade de vida".


Marcações: CVE

Imprimir Email