Guimarães venceu o título de Capital Verde Europeia 2026
Guimarães venceu o título de Capital Verde Europeia 2026. Na cerimónia marcada desta quarta-feira em Valência, cidade espanhola que ostenta o galardão este ano, Guimarães levou a melhor sobre as cidades de Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria) nesta fase final.
Para além de um troféu, Guimarães vai receber um prémio de 600 mil euros para apoiar acções em áreas-chave de sustentabilidade e envolver os cidadãos em eventos de sensibilização.
Na sua declaração, o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, começou por lamentar a tragédia que abalou a cidade de Valência e agradeceu um prémio que reconhece "trabalho desenvolvido" na candidatura.
"Um planeta, uma cidade. Nós acreditamos que o futuro é neste caminho. Não há outra forma", afirmou o Autarca, terminando com um agradecimento à equipa que trabalhou nesta candidatura e aos vimaranenses.
"Não há política que vença se não tiver a comunidade a caminhar em conjunto. Esse compromisso é a chave para o sucesso e para um planeta, uma cidade. É um compromisso para o futuro e para as gerações futuras. Sabemos que em 2026 poderemos inspirar as milhares de cidades europeias e mundiais para o desenvolvimento ambientalmente sustentável. Esse foi o nosso objectivo e para o qual trabalhamos", acrescentou.
De referir que a cidade de Águeda venceu Folha Verde da Europa.
Marcações: CVE