Guimarães fica hoje a saber se é Capital Verde Europeia em 2025

Esta quinta-feira é o dia D. Guimarães fica a saber hoje se é Capital Verde Europeia em 2025.

A decisão vai ser tomada na capital da Estónia, Talin, onde está uma delegação vimaranense chefiada pelo Presidente da Câmara Domingos Bragança e da qual também fazem parte a vice-presidente e presidente do Laboratório da Paisagem e ainda Isabel Loureiro coordenadora da Estrutura de Missão Guimarães 2030, e Carlos Ribeiro, director executivo do Laboratório da Paisagem. 

Para além de Guimarães, a lista de finalistas das cidades com mais de 100 mil habitantes a Capital Verde Europeia 2025, integra as cidades de Graz, da Áustria e Vilnius, da Lituânia.

A cidade vencedora da Capital Verde Europeia receberá um prémio financeiro de 600.000 euros para implementar estratégias e envolver os cidadãos para se tornarem activos na defesa do ambiente.

O objectivo da Capital Verde Europeia, organizado pela Comissão Europeia, é premiar cidades que tenham um registo consistente em alcançar altos padrões ambientais; encorajar cidades a alcançar objectivos ambiciosos, no que diz respeito a melhorias ambientais e desenvolvimento sustentável e proporcionar um modelo para inspirar outras cidades e promover boas práticas e experiências em todas as cidades europeias.

Recorde-se que Guimarães apresentou a sua primeira candidatura a Capital verde Europeia em 2017, tendo alcançado o 5º lugar entre as 13 cidades concorrentes.

Marcações: Capital Verde Europeia

Imprimir Email