Prémio Nacional de Sustentabilidade distinguiu projecto «guarda-rios» da Vitrus

A Vitrus Ambiente venceu o Prémio Nacional de Sustentabilidade, na categoria de «Preservação do Capital Natural», com o projecto de «guarda-rios».
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu em Cascais, numa iniciativa com o Alto Patrocínio do Presidente da República, que contou com a presença do Administrador Executivo da Vitrus, João Pedro Castro.


Além da distinção, o prémio contempla a atribuição de meio milhão de euros em publicidade nos meios de comunicação do Grupo Cofina.
Este Prémio tem como objectivo reconhecer, divulgar e premiar as melhores políticas e práticas, na defesa da sustentabilidade global, de forma a estimular e sensibilizar a sociedade para a crescente importância e impacto da aplicação dos princípios de Sustentabilidade no dia-a-dia dos diferentes tipos de Entidades Públicas, Privadas, Coletivas e Individuais e da sua relação com diversas áreas da sociedade e do conhecimento.
O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, referiu que “este reconhecimento é um orgulho para todas as pessoas que fazem parte da Vitrus, assim como para a cidade de Guimarães, em sinal de reconhecimento pelos projetos que estamos a implementar na promoção da sustentabilidade e na proteção das linhas de água, sendo importante para continuar este caminho, cada vez mais com uma forte consciência ambiental”.

Já para o Presidente da Vitrus, Sérgio Castro Rocha, “este prémio demonstra que estamos no bom caminho, fruto do trabalho que desenvolvemos em prol do território de Guimarães e dos vimaranenses”. Sublinha ainda que “o reconhecimento a nível nacional, entre um vasto lote de candidaturas, enobrece ainda mais os serviços que a Vitrus presta à comunidade e em especial o projecto dos Guarda-rios. Este é o primeiro de muitos prémios”.
O júri do concurso foi constituído por Nuno Lacasta (Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente), André Silva (ex-deputado do PAN), Francisco Ferreira (Presidente da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável), Humberto Delgado Rosa (Director para o Capital Natural da Comissão Europeia), Maria de Jesus Fernandes (Bastonária da Ordem dos Biólogos) e Nuno Banza (Presidente do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas).

A candidatura dos guarda-rios destaca a missão para a protecção dos cursos hídricos do concelho de Guimarães, designadamente o rio Ave, rio Vizela e o rio Selho, mas também dos respectivos afluentes e margens, promovendo o contacto com as pessoas, sensibilizando-as para o desígnio coletivo de proteção dos recursos hídricos e especialmente atentos a comportamentos inadequados, sensibilizando os cidadãos para os corrigirem, reportando ocorrências a outras entidades sempre que se justificam intervenções.
A edição de 2022 do Prémio Nacional de Sustentabilidade contou com um total de 117 candidaturas distribuídas por 10 categorias.

 


Marcações: prémio, gaurda rios

Imprimir Email