Vitrus recolheu cerca de mil toneladas de resíduos orgânicos em 2022

A Vitrus recolheu em 2022 cerca de mil toneladas de resíduos orgânicos, no âmbito do Plano de Gestão de Biorresíduos do Município de Guimarães.

O referido Plano que se iniciou em 2022, começou no Centro Histórico mas já abrange todas as Escolas Secundárias, EB 2,3 e Ensino Básico do Concelho, assim como em restaurantes, cafés e lares das freguesias da cidade, da Costa, Mesão Frio, Urgezes, Creixomil, Azurém, Fermentões, Caldelas e Ponte.

Em comunicado, a Vitrus refere que ao longo do ano de 2022, complementando com um período experimental, registou-se a recolha de 971,26 toneladas de resíduos orgânicos, com expressão maior nos últimos meses do ano e por via do alargamento da recolha nas freguesias.
No mês de Dezembro, por exemplo, foram recolhidas 201,22 toneladas de orgânicos, o que representa 50% desta fracção na totalidade da área abrangida.
A Vitrus tem uma equipa dedicada a este serviço, desde a entrega dos equipamentos ao serviço de recolha porta-a-porta em parceria com o Município de Guimarães e com o Laboratório da Paisagem.

A recolha dos orgânicos é um processo em contínuo, que carece de constante monitorização no que respeita às melhores soluções para cada situação, sendo uma aposta estratégica do Município para a promoção da economia circular e para alcançar a neutralidade carbónica.


Marcações: Vitrus, orgânicos

Imprimir Email