Guimarães prossegue com intervenções para a Ecovia nas zonas ribeirinhas

Começaram esta semana os trabalhos que darão origem às Ecovias de Guimarães, nas margens dos rios Ave, Selho e Vizela.

Os trabalhos de limpeza, que estão a ser desenvolvidos com o apoio da empresa municipal Vitrus, começaram na freguesia de Pencelo, num troço do rio Selho, com aproximadamente 900 metros lineares.
A intervenção passa pela limpeza das margens, remoção da vegetação invasora e infestante, plantação de espécies autóctones (típicas de galeria ripícola), estabilização das margens, instalação de pavimento em terra batida e vedação dos terrenos adjacentes ao troço da Ecovia.

O projecto da implementação de ecovias, com a criação de pontos de interesse ao longo do percurso nas zonas ribeirinhas, atravessa o Concelho e passa por 27 freguesias, num total de 61 quilómetros. As ligações serão feitas através da Ecovia do Ave (29 kms), Ecovia do Selho (22 kms) e Ecovia do Vizela (10 kms). Este é um projecto que está a ser desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem, em articulação com a Câmara Municipal de Guimarães.

A renaturalização dos corredores verdes e azuis dos rios Ave, Selho e Vizela (projecto REACTivar Guimarães) é financiada pela Iniciativa de Assistência à Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-EU), do Programa Operacional COMPETE 2020, com um financiamento de 1,2 milhões de euros num investimento total de 1,5 milhões.

Marcações: Penselo, Ecovia

Imprimir Email