Decorre em Guimarães a primeira reunião do projecto LINK-EU

Decorre em Guimarães a primeira reunião do projecto LINK-EU. Trata-se de um projecto que pretende celebrar a resiliência dos territórios rurais, promover a cooperação a longo prazo e construir uma narrativa partilhada das comunidades rurais da União Europeia através da organização de quatro eventos principais em toda a Europa rural.

O evento que começou ontem e termina esta sexta-feira, reúne representantes de diversos países europeus, nomeadamente de Portugal, Espanha, França, Roménia e Hungria.
Através de workshops, reuniões de especialistas e divulgação de boas práticas, o LINK-EU tem por objectivo melhorar o conhecimento das políticas da União Europeia por parte dos cidadãos e das autoridades locais.
O desenvolvimento do projecto envolve autoridades locais, cidadãos e organizações, especialistas e académicos e decisores da União Europeia e nacionais. Estão previstas ainda consultas on-line e a co-construção do Roteiro da Resiliência Rural.

Na sessão de abertura, os participantes tiveram oportunidade de visionar um vídeo de saudação da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

Os participantes neste primeiro encontro co-organizado pela CIM do AVE e pela RURENER que decorre em Guimarães estiveram ontem reunidos no Laboratório da Paisagem, numa sessão que contou com a participação da vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, da Secretária Executiva da CIM do Ave, Marta Coutada, Georgios Stergiou, em representação do Presidente da RURENER (rede de pequenas comunidades rurais) e ainda a Eurodeputada portuguesa Isabel Carvalhais.

Ainda nas instalações do Laboratório da Paisagem, a comitiva assistiu à apresentação do Plano de Adaptação Climática e Transição Digital - Ave 2030 e visitou a Veiga de Creixomil, as bacias de retenção, a Academia de Ginástica e a montanha da Penha.

Esta sexta-feira, no Museu de Alberto Sampaio decorre a Assembleia Geral da RURENER, seguindo-se a discussão sobre as perspectivas para futuros projectos de colaboração e correspondentes oportunidades de financiamento.


Marcações: CIM do Ave, Rurener

Imprimir Email