Portugal recebe funcionários públicos de todo o mundo para formação em governação digital
A Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV), em Guimarães, recebe esta semana, a partir de hoje e até sexta-feira, uma delegação de 29 dirigentes da Administração Pública de todo o mundo - do Azerbaijão ao Irão e à Venezuela - para a segunda edição do programa «UN Portugal Digital Fellowship», promovido pelo Governo de Portugal em colaboração com a UNU-EGOV.
Dirigido a altos quadros da Administração Pública de países de todo o mundo, o programa «UN Portugal Digital Fellowship» desenvolve-se na área da governação digital e pretende contribuir para conduzir e acelerar a transformação digital naqueles países, potenciando o crescimento económico e o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
O programa desta 2ª edição abordará temas centrais da governação e transformação digitais, nomeadamente o desenho e prestação de serviços públicos centrados no cidadão, uso de tecnologias emergentes como a inteligência artificial, dados abertos e participação cívica digital. Serão também discutidos a inclusão digital e os direitos humanos, a segurança e a cibersegurança, bem como os enquadramentos legais da transformação digital. Por fim, o programa explora modelos de governação e ferramentas de avaliação que sustentam a inovação e a gestão da mudança no setor público.
Além dos investigadores da UNU-EGOV, nomeadamente Luís Soares Barbosa, Soumaya Ben Dhaou, Morten Meyerhoff Nielsen, os trabalhos contam ainda com a colaboração de especialistas externos, nomeadamente Paulo Vale, director executivo da AI4PA - Agência para a Modernização Administrativa, I.P., e Lino Santos, director do Centro Nacional de Cibersegurança.
Marcações: Universidade das Nações Unidas