Guimarães aderiu à Associação de Municípios Portugueses do Vinho

Guimarães aderiu à Associação de Municípios Portugueses do Vinho. A adesão foi aprovada esta quinta-feira em sessão da Assembleia Municipal de Guimarães, por maioria, com a abstenção do BE.

O vereador da Cultura Paulo Lopes Silva representou Guimarães na reunião extraordinária da Assembleia Intermunicipal AMPV, que decorreu em Santarém e onde Guimarães sinalizou o desejo de integrar aquela entidade.
No total, são já 140 os municípios que fazem parte desta Associação de Municípios que é já a segunda maior do país, logo a seguir à Associação Nacional dos Municípios Portugueses.

Em comunicado, o Município refere que esta adesão surge no contexto da estratégia de promoção vinícola do território, favorecendo a sua promoção integrada e dos seus produtos endógenos. Para Paulo Lopes Silva, fazer parte desta associação promove "o desenvolvimento de redes de trabalho e de cooperação", que potenciam a "promoção do território enquanto destino vinícola". Com esta adesão, o Município de Guimarães consegue garantir a "participação em eventos com elevado potencial promocional, como a Feira Nacional da Agricultura ou o Festival Nacional de Gastronomia", a colaboração "na organização e promoção de eventos vinícolas", e anda a "integração na Recevin - Rede Europeia de Cidades do Vinho", permitindo internacionalizar os vinhos verdes de Guimarães.

Aprovada pela Assembleia Municipal, a adesão de Guimarães à Associação de Municípios Portugueses do Vinho apenas se poderá tornar efectiva mediante visto do Tribunal de Contas.


Marcações: associação, Vinho

Imprimir Email