Vereação de Guimarães vai analisar para melhorar serviço de transportes públicos

O executivo Municipal aprovou a proposta Incentiva +TP sobre o novo regime que substitui o programa de apoio à redução tarifária, bem como a proposta da tabela tarifária para 2024 do serviço público rodoviário de passageiros.

Na discussão das propostas, Ricardo Araújo defendeu a necessidade de reflectir sobre o serviço prestado nos dois primeiros anos da concessão do transporte urbano de passageiros à Guimabus.
"Ao fim de dois anos de concessão importa fazer um balanço e ver que ajustes podem ser feitos para melhor servir a população", afirmou o representante do PSD.
Na sua intervenção defendeu a necessidade de "simplificar a multiplicidade de apoios que existem à redução tarifária". Por outro lado, defendeu que a concessão deve alargar a sua abrangência territorial do Concelho, mesmo com eventuais implicações financeiras "perfeitamente suportáveis para o Município". Trata-se de um "custo que vale a pena", na perspectiva dos benefícios para a sustentabilidade e o meio ambiente.

Domingos Bragança tem dúvidas quanto à possibilidade jurídica de alteração das condições da concessão, realçando que o novo serviço constituiu uma revolução no transporte público em Guimarães, como até a oposição reconhece. Ainda assim considera que é possível fazer melhor mostrando disponibilidade para estudar o assunto.
O Edil vimaranense admite que se possa ir mais longe "mas se alterarmos a concessão temos que a pagar porque acrescenta serviço. Temos que ver se o podemos fazer até para não ferirmos as condições de concorrência dos outros concorrentes que se apresentaram no concurso da consessão".
O Presidente da Câmara prometeu promover a avaliação da concessão pública de transportes numa sessão que espera poder contar com o especialista na matéria Álvaro Costa.


Marcações: transportes

Imprimir Email