Concerto solidário de Sofia Escobar para ajudar a reabilitar a Capela de Nª Sª da Conceição

A paróquia de Nossa Senhora da Conceição vai receber, no próximo sábado, um concerto solidário de Sofia Escobar, inserido na Festa da Imaculada Conceição, que servirá para angariar fundos para a reabilitação da Capela.

As obras prosseguem a bom ritmo, segundo o pároco Leonel Cunha, com o restauro dos azulejos decorativos existentes no interior da capela de Nossa Senhora da Conceição, em Azurém, praticamente concluído.
"Falta concluir a talha dos altares laterais, altar mor e órgão histórico que se encontra na Capela de Nossa Senhora de Conceição. Sexta-feira vamos dar o privilégio a quem visitar a Capela de ver os azulejos praticamente todos restaurados. Vão notar uma grande diferença em relação ao último ano. Dá para entender toda a história contada por aqueles painéis. Depois queremos seguir com a reabilitação dos altares em falta", refere o pároco, ao referir-se ao templo que terá sido construído no século XVII e XVIII.
Para a conclusão da obra será necessário ainda angariar cerca de 200 mil euros, segundo uma estimativa da paróquia. "É certo que há sempre imprevistos, porque é algo que não conseguimos prever quando mexemos com altares com muitos anos sem qualquer tipo de intervenção. O total da obra ronda quase um milhão de euros", adianta o padre Leonel Cunha.
Recorde-se que a obra de restauro da Capela de Nossa Senhora da Conceição foi submetida a dois fundos comunitários numa primeira fase, mas não foram aprovados. Assim, segundo o padre Leonel Cunha, a obra de reabilitação foi financiada "quase na totalidade" pela Câmara Municipal de Guimarães.

Para angariar fundos que permitam avançar com este projecto, a paróquia de Nossa Senhora da Conceição organiza no próximo sábado o concerto solidário de Sofia Escobar.
"Gostaríamos de ter os vimaranenses associados a esta iniciativa. Este ano quisemos trazer uma vimaranense para esta causa solidária. O convite é para os vimaranenses que queriam escutar uma conterrânea que tem o seu nome a nível internacional", convida o pároco Leonel Cunha.
Esta é uma iniciativa inserida na Festa da Imaculada Conceição, que começa esta quinta-feira e decorre até domingo. Esta quinta-feira, há Eucaristia pelas 20h30, na Igreja paroquial, seguido pela Procissão de Velas pela paróquia. Pelas 22h00 actua o Grupo Musiminho. Amanhã, sexta-feira, decorre a Missa Solene às 10h00, transmitida pela televisão pública. De tarde acontece a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas da paróquia, a partir das 14h30. Uma hora depois sobe ao palco o Rancho Folclórico Santo Estêvão de Briteiros. A noite está reservada para Liliana Oliveira, com espectáculo, às 22h00.

Sábado, dia 9, há cantares da Associação de Moradores, pelas 15h30, seguido de uma aula de zumba. O concerto solidário de Sofia Escobar, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, acontece às 21h30. Para o último dia está reservada a actuação dos ranchos de Candoso S. Martinho e Tabuadelo, a partir das 15h30.
"É um programa diversificado para que todos sintam bem a apreciar a Imaculada Conceição", sublinha o padre Leonel Cunha.


Marcações: Nossa Senhora da Conceição, sofia escobar, capela

Imprimir Email