Observação da Terra ao serviço da promoção dos municípios

Decorreu ontem em Guimarães a primeira sessão da iniciativa «Observação da Terra para os Municípios». Foi a primeira de seis sessões promovidas pela Agência Espacial Portuguesa que vão percorrer o País. O projecto «Observação da Terra para os Municípios» pretende aproximar as regiões portuguesas desta tecnologia espacial, promovendo a discussão das necessidades das regiões e divulgar o potencial da Observação da Terra na procura de soluções. O objectivo final é perceber os obstáculos, divulgar as oportunidades, e garantir que todos os municípios possam ter acesso às tecnologias espaciais.

Na sessão de abertura que decorreu no Teatro Jordão, o Presidente da Câmara destacou a importância do conhecimento para promover o melhor desenvolvimento das territórios.
Domingos Bragança não tem dúvidas de que há "um potencial disponível, um conjunto de recursos científicos, que devemos aproveitar em conjunto com outras entidades, para promovermos o desenvolvimento dos nossos territórios". Porque o Edil vimaranense tem a certeza de que o «olhar» distante dos territórios, neste caso, desde o espaço, confere o distanciamento necessário para "termos outra dimensão e vermos outro planeta". E a informação que esse «olhar» nos proporciona, ajuda nas mais variadas e complexas tarefas, seja na vigilância das florestas no combate aos incêndios, seja na mobilidade ou na qualidade do ar", enfim num vasto conjunto importante de áreas fundamentais quando se perspectiva a construção de um futuro sustentável.
No contexto actual, Domingo Bragança não tem dúvidas de que o conhecimento disponível abre novos e diversificados desafios à comunidade científica que podem e devem ser parceiros das entidades públicas e privadas na construção do futuro das «smarts cities». E foi precisamente essa a mensagem deixada pelo Presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde. A disponibilidade da Agência que dirige para parcerias com os Municípios em ordem à construção do melhor futuro para as suas comunidades.

No decurso do debate que decorreu durante a sessão, o Vereador dos Sistemas Inteligentes e da Informação da Câmara Municipal de Guimarães, Paulo Lopes Silva, destacou os diversos projectos implementados pelo Município de Guimarães, com recurso à ciência e às novas tecnologias da informação na construção do futuro do território que Domingos Bragança quer que seja "cada vez mais humana, justa e harmoniosa".


Marcações: Agência Espacial Portuguesa

Imprimir Email