Câmara de Guimarães garante que estão previstas cerca de 750 novas vagas em creches

A Câmara de Guimarães garantiu que estão previstas cerca de 750 novas vagas em creches do concelho para o novo ano lectivo, em resultado da estreia colaboração com as IPSS de Guimarães.

Em comunicado, o Município realça que têm vindo a envidar esforços no sentido de continuar a aumentar o número de lugares disponíveis, revelando que foram criados mais 338 lugares em diversas instituições do concelho através da medida que permitiu aumentar a capacidade desta resposta social, através do alargamento, em cada sala, do número de vagas.

"Todos os pedidos de alargamento apresentados pelas instituições obtiveram o parecer favorável do Centro Distrital da Segurança Social de Braga e tiveram como princípio subjacente, a salvaguarda da qualidade, da segurança e do conforto das crianças. Esta medida abrange as salas de aquisição de marcha e salas dos 24 aos 36 meses.

Refere-se também que "para além do universo de lugares de creche acima referenciados, estão em fase de criação mais 126 lugares, respetivamente, 84 no Centro Social de Brito e 42 na Associação Social Pevidém Vida a Cores".

Na mesma nota, acrescenta-se que "as IPSS do concelho de Guimarães, em colaboração estreita com o município, têm vindo a envidar esforços no sentido de continuar a aumentar o número de lugares disponíveis, estando já em processo de licenciamento, a criação de 54 lugares no Lar de Santa Estefânia e 84 lugares na Cooperativa Mais Polvoreira – Solidariedade, Educação e Empreendedorismo Social. CRL, estas últimas ao abrigo do PRR".

"Em processo de elaboração de projeto, encontram-se várias outras instituições, prevendo-se a criação de mais lugares na Associação Amigos de Urgezes (32), Centro Social de Souto (40), no Centro Social Bento Martins Júnior (42), na Associação de Desenvolvimento das Comunidades Locais (42) e na Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos (84)", precisa o Município.

"No total, estão previstas cerca de 750 novas vagas em creche durante o presente ano letivo, o que vem dar resposta, de forma significativa, à crescente procura e às necessidades de muitas famílias", conclui.

Imprimir Email