Fonte do Toural já está a funcionar

O chafariz renascentista existente no Largo do Toural já está a funcionar, após meses de inactividade que obrigaram a cautelosas obras de reparação, tendo em conta as características do conjunto patrimonial.

Na passada segunda-feira, a água voltou a correr para contentamento daqueles que estranhavam a demora no restabelecimento daquela fonte, assim como nos outros chafarizes da Cidade.

Em Novembro do ano passado, no âmbito do plano de redução do consumo energético, o  Município aderiu à resolução do Conselho de Ministros que "recomendou à administração pública local a adopção de medidas de poupança energética". 

De acordo com a Autarquia, "entre as várias medidas, incluiu-se o encerramento de fontes, chafarizes e similares durante o inverno, e a redução do horário de funcionamento destes equipamentos, durante o Verão". 

"Ao mesmo tempo, foi reforçado o diagnóstico do estado de conservação de cada fonte ornamental, de forma a detectar potenciais anomalias que contribuíssem para a diminuição da eficiência energética e hídrica", esclarece, indicando que se verificou a necessidade de intervenção em alguns destes equipamentos.

Depois da reabertura do chafariz do Toural, o Município procederá à reabertura das fontes da Alameda de S. Dâmaso, Largo Cónego José Maria Gomes, Praça de São Tiago, Largo Martins Sarmento (Carmo), Largo da Misericórdia e Largo João Franco.

As fontes ornamentais existentes na Alameda Alfredo Pimenta face à necessidade de intervenções de maior complexidade, serão sujeitas a um procedimento concursal de empreitada.

Marcações: Largo do Toural

Imprimir Email