Comemorações do Dia Um de Portugal: Inaugurada requalificação das ruas Padre António Caldas, Dona Constança de Noronha e Nossa Senhora da Penha

A obra de reperfilamento e requalificação que abrangeu as ruas Padre António Caldas, Dona Constança de Noronha e Nossa Senhora da Penha foi inaugurada este sábado, no âmbito do programa das comemorações do 24 de junho de 1128.

Na cerimónia, o Presidente da Câmara destacou a singularidade da intervenção que procurou corresponder à exigência simbólica da localização, recordando as que a obra foi executada durante o período da pandemia da Covid-19 e no contexto da guerra da Ucrânia. "É uma requalificação que tem em conta a envolvente icónica e simbólica de Guimarães e de Portugal, porque aqui estão os pilares da fundação do nosso País", frisou Domingos Bragança, ao apontar que a intervenção integra o programa elaborado pelo Município para o desenvolvimento sustentável. "Esse trabalho guiou-nos para esta obra e outras", afirmou, acrescentando que a intervenção numa extensão de 1500 metros enquadra-se no propósito da candidatura a Capital Verde Europeia, em que a mobilidade pedonal é privilegiada.

No seu discurso, o diretor municipal, Joaquim Carvalho, referiu-se à sensibilidade do espaço que obrigou à utilização de dois tipos de materiais distintos. "A zona da Colina Sagrada está em pedra, com pavimento em cubo de granito, os passeios são em micro-cubo e lajeado. A própria ciclovia é em lajeado, sendo diferenciada depois", expressou, lembrando que "a via estava desordenada "naquilo que é o espaço público". "Os carros não tinham locais próprios para estacionar, o que causava dificuldade de interpretação aos automobilistas e peões. A intervenção permitiu colocar tudo no seu lugar, requalificá-la com uma abordagem mais contemporânea e dar-lhe uso próprio a cada um dos espaços", assinalou, precisando que "foi construída uma via que permite com toda a fluência o trânsito automóvel, mas tem um passeio em toda a sua extensão".

A inuaguração contou com a presença do deputado no PSD na Assembleia da República, André Coelho Lima, do Presidente da Assembleia Municipal, José João Torrinha, vereadores e representantes de diversas cidades geminadas com Guimarães.

Imprimir Email