UMinho atribui Honoris Causa a Dava Newman e José Ramos

A Universidade do Minho atribui esta sexta-feira o doutoramento Honoris Causa à norte-americana Dava Newman e ao empresário José Ramos. O momento acontecerá às 16h00, no campus de Azurém, em Guimarães, numa cerimónia também transmitida no canal de Youtube da UMinho.

Dava Newman destaca-se como engenheira aeroespacial biomédica e é especialmente conhecida pela concepção de um inovador fato espacial, o BioSuit. Foi ainda a investigadora principal em quatro missões a bordo do vaivém espacial russo, na Estação Espacial Mir e na Estação Espacial Internacional. Actualmente é directora do MIT Media Lab e professora no MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Foi também diretora do MIT Portugal por duas ocasiões (2011/2015 e 2018/2021).
Newman foi também nomeada por Barack Obama administradora adjunta da NASA, tornando-se a primeira mulher engenheira a desempenhar este cargo. Muito ligada ao desporto, detém um recorde mundial de velocidade de hidrofólio com propulsão humana, tendo ainda corrido a maratona de Boston em 2014.

José Ramos é o actual CEO do grupo Salvador Caetano, presidente da ACAP - Associação Automóvel de Portugal e licenciado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade do Porto. Durante o serviço militar chegou a leccionar na Escola Industrial de Alcanena, função que desempenhou até entrar na Salvador Caetano em 1968.


Marcações: UMinho, Dava Newman, José Ramos

Imprimir Email