Candidaturas abertas para o Prémio Victor Sá de História Contemporânea

O Conselho Cultural da Universidade do Minho encontra-se com candidaturas abertas, até 29 de Setembro deste ano, para o Prémio Victor Sá de História Contemporânea.

Este concurso é considerado o mais importante do País para jovens investigadores da área e conta com o apoio do Município de Guimarães.
Com um valor pecuniário de 3.500 euros, o Prémio Victor Sá de História Contemporânea destina-se a cidadãos portugueses e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que completem 37 anos de idade até 31 de Dezembro de 2023.
Os trabalhos a concurso devem abordar a História Contemporânea Portuguesa, a partir de 1820, e devem estar escritos em língua portuguesa. Além disso, devem ser originais, dactilografados ou publicados entre 2022 e 29 de Setembro de 2023.
As candidaturas devem ser entregues pessoalmente ou por carta ao Conselho Cultural da UMinho, no Largo do Paço, em Braga.

O anúncio do vencedor e da obra premiada está previsto para o final deste ano.
Caberá ao júri, composto por três especialistas nesta área, decidir sobre a eventual atribuição de menções honrosas, no valor de 500 euros.
Nas edições anteriores, o prémio foi concedido a académicos como Fernanda Rollo, ex-secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Miguel Cardina, que recebeu uma bolsa de 1.4 milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação.

O Prémio Victor Sá de História Contemporânea foi criado em 1991 na Universidade do Minho, através de uma doação do professor e historiador Victor de Sá (1921-2003).
Esta é a 32ª edição do prémio, que é reconhecido como de interesse cultural pela Secretaria de Estado da Cultura e conta com o apoio de mecenas públicos e privados. Para obter mais informações, os interessados podem consultar o site www.conselhocultural.uminho.pt.


Marcações: UMinho, prémio, Victor Sá

Imprimir Email