Grupo Coral de Azurém comemora sábado 71 anos



Um concerto com 120 pessoas em palco vai assinalar a comemoração do 71° aniversário do Grupo Coral de Azurém. O espectáculo, intitulado «Roquiem», está marcado para o próximo sábado, às 21h30, no Auditório da Universidade do Minho, em Azurém, com entrada livre.
Com direcção do Maestro Adriano Gonçalves, o concerto terá uma participação especial do Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez, que dividirá a segunda parte do evento com o Grupo Coral de Azurém.

"«Roquiem» é uma peça musical da autoria de Paul Barker, inspirada nas conhecidas Missas de Requiem, à qual o compositor deu uma vertente mais alegre, mais rock”, refere Armindo Novais, Presidente do Grupo Coral de Azurém.
A primeira parte do concerto contará com um formato tradicional de actuação do grupo vimaranense, seguindo-se a apresentação do momento inédito.
“Procuramos sempre inovar! Depois da pandemia, retomamos os concertos de aniversário no ano passado, mas não nos focamos num reportório estanque. Mantemos a actividade regular do Grupo Coral, procurando sempre novos conceitos”, acrescentou Armindo Novais.
Com um tempo estimado de 60 minutos, a primeira parte do concerto de aniversário é preenchida pelas peças Ave Maria (Caccini), de Vladimir Vavilov; The Ground (Ola Gjeilo), Pie Jesu (Joseph Martin), Ubi Caritas (Ola Gjeilo) e Pacem (Lee Dengler). A segunda metade é totalmente preenchida pela performance «Roquiem», que será reeditada na Igreja da Misericórdia de Arcos de Valdevez, com o Grupo Coral de Azurém a devolver a visita no próximo dia 1 de Abril.

As comemorações do 71º aniversário do grupo coral vimaranense vão decorrer durante dois dias. No sábado, 25 de Março, o dia de iniciativas começa às 10 horas, com uma romagem a cemitérios onde estão sepultados elementos já falecidos do Grupo Coral de Azurém. O roteiro começa em Seide, onde se encontram Manuel Faria e Boaventura Faria, primeiro e segundo maestros do grupo, respectivamente. Segue-se uma visita a cemitérios do concelho de Guimarães, mais precisamente à Atouguia, Fermentões e Urgezes, terminando o périplo na freguesia de Azurém, onde está sepultado o fundador do Grupo Coral, Padre José Ribeiro. O programa de aniversário continua à noite com o concerto comemorativo, enquanto no domingo realiza-se uma eucaristia na Igreja de Azurém, pelas 11h00, terminando o programa festivo com um almoço de confraternização.


Marcações: 71 anos, Grupo Coral Azurém

Imprimir Email