Igreja São Miguel do Castelo recebe obras de reabilitação com financimento do PRR

A igreja de São Miguel do Castelo já está a sofrer obras de reabilitação. A remodelação abrange a substituição das coberturas e todo o sistema eléctrico, no âmbito de um projecto que vai permitir a renovação da museografia daquele icónico monumento.

A intervenção decorre após o financiamento de 308 mil euros assegurado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo o primeiro edifício do Monte Latito a beneficiar daqueles fundos.

Há sensivelmente um ano a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) anunciou a atribuição dos fundos comunitários para a requalificação dos quatro equipamentos culturais e ainda uma verba para a transição digital.

O valor mais elevado foi destinado ao Paço dos Duques de Bragança, com 1,408 milhões de euros, seguindo-se o Castelo de Guimarães com 495 mil euros, surgindo só depois a Igreja de São Miguel com 308 mil euros e o Museu Alberto Sampaio com 165 mil euros.

Questionada sobre o projecto para a intervenção no palácio, o monumento mais visitado da região Norte, a Directora do Paço salienta a necessidade de "uma grande renovação", "com uma requalificação de coberturas e do espaço interior". "A verba do PRR é um incentivo muito bom, mas a intervenção precisa de uma verba ainda mais significativa. Estamos numa fase de avaliação sobre o que vamos fazer. O Paço dos Duques precisa de uma requalificação de fundo, já que não recebe obras desde que abriu ao público em 1959. Exige um avultado investimento. A decisão terá de ser tomada este ano", contextualizou Isabel Fernandes, indicando que o Castelo também receberá melhorias no espaço destinado ao acolhimento dos visitantes, sendo ainda reforçado o sistema de protecção para que a experiência da visita seja mais confortável.

*Texto originalmente publicado na edição de 25-1-2023 do jornal O Comércio de Guimarães;

Marcações: PRR, igreja de São Miguel do Castelo

Imprimir Email