Autarcas preocupados com não aceitação de passes pela Ave Mobilidade

A Junta de Freguesia de São Torcato e a União de Freguesias de Atães e Rendufe manifestaram "extrema preocupação com a situação da não aceitação dos passes de estudante e de idoso, nos transportes assegurados pela Ave Mobilidade".

Em comunicado os autarcas daquelas freguesias falam de "um problema que configura uma situação de clara injustiça e até uma eventual ilegalidade, uma vez que como é sabido, as Freguesias mais periféricas são servidas numa parte significativa, pela referida operadora, não existindo muitas vezes, qualquer alternativa".
Neste contexto, quer os estudantes, quer os idosos, as pessoas com mais de 65 anos, "estão a ser impedidos de circular com o respectivo passe, sendo-lhes exigido o pagamento de bilhete". Ainda segundo os autarcas, "acresce a esta situação, que muitos estudantes foram apanhados desprevenidos, tendo inclusive ficado sem poder fazer a sua viagem para a escola".

No mesmo comunicado, sublinha-se que "esta situação vem agudizar a já deficitária oferta de transportes em determinadas carreiras, nomeadamente a sua inexistência, por exemplo ao fim-de-semana". situação que leva os autarcas a apelar "a todas as partes, para que seja possível encontrar uma solução o mais rapidamente possível, por forma a mitigar esta clara injustiça". As Juntas de Freguesia prometem continuar a acompanhar a situação, junto da CIM do Ave e do Município de Guimarães.

Contactada pelo Grupo Santiago a CIM do Ave refere ter "determinado" à AVE Mobilidade para que não impedisse a circulação de estudantes e idosos. Ora, confirmando-se este impedimento, a CIM do Ave refere que vai avançar para a realização de uma fiscalização que poderá resultar em eventuais coimas no âmbito da concessão atribuída.

Notícia actualizada com o útlimo parágrafo, às 17h20.


Marcações: rendufe, Atães, S. Torcato, Ave Mobilidade

Imprimir Email