Tomaram posse os novos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães

Os novos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia foram empossados esta sexta-feira numa cerimónia realizada nas instalações do antigo Hospital de Santo António dos Capuchos.

Na sua intervenção, o Provedor que foi reconduzido como responsável pela Mesa Administrativa da centenária instituição vimaranense, recordou as dificuldades de gestão sentidas no mandato agora findo. Eduardo Leite recordou as «dores de cabeça» causadas na gestão da Santa Casa, por exemplo, com o aumento de cerca de 400% do preço da energia.
"Foram tempos muito difíceis", recordou o Provedor.
Ainda em relação ao contexto de dificuldades, Eduardo Leite confessou sentir "uma amargura muito grande quando não consigo fazer aquilo que pretendo fazer em prol dos outros".
Eduardo Leite sublinhou que pese embora as dificuldades económicas provocadas pela pandemia e a guerra na Ucrânia, perspectiva um bom trabalho da nova equipa, "totalmente escolhida por mim", em prol da comunidade vimaranense.
"Estou certo que as pessoas que fazem parte destes corpos sociais não precisam de se promover, por isso os escolhi. Por isso, espero que teremos um quadriénio melhor do que o anterior, vamos trabalhar todos juntos pela instituição, juntamente com os parceiros vamos conseguir suplantar-nos todos os dias, fazendo todos os dias o melhor possível pelos utentes e funcionários", afirmou.

A Santa Casa da Misericórdia de Guimarães tem nas suas diversas valências cerca de 300 utentes e emprega perto de duas centenas de funcionários, sendo uma das mais importantes instituições de cariz social do Concelho. Ciente desta realidade, a vice-presidente da Câmara Municipal, Adelina Paula Pinto, agradeceu o trabalho da Santa Casa e reiterou a disponibilidade do Município para prosseguir um trabalho bilateral de apoio à comunidade.
"Guimarães é um território diferente porque tem a Santa Casa da Misericórdia e nós sabemos e reconhecemos. Sempre que a Câmara pede o apoio da Santa Casa da Misericórdia, a Santa Casa diz presente, seja no acolhimento dos refugiados, em todas as questões sociais e também na cultura quando abre as suas portas para as realizações do Município. Por isso e da parte da Câmara, total disponibilidade para continuar esta parceria bilateral", sublinhou.

Numa cerimónia em que marcou presença o Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, foram empossados os novos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães para um mandato que termina em 2026.


Marcações: Santa Casa Misericórdia, Eduardo Leite, tomada de posse

Imprimir Email