UMinho apresenta plataforma para maximizar recursos e práticas laboratoriais

A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) coordena uma plataforma que pretende melhorar a gestão dos recursos e das práticas laboratoriais, reduzir tempo e custos, além de fortalecer a produtividade e a competitividade. A plataforma é composta por vários módulos, que permitem a gestão de laboratórios a nível de equipamentos, produtos químicos, recursos biológicos, materiais, resíduos, espaços, segurança e formação. A ferramenta resulta do projecto EASY GOV - Laboratory Management Platform, que nos últimos dois anos teve a parceria de universidades de Itália, Grécia, Letónia e de uma empresa portuguesa, contando com um financiamento de 262 mil euros do Programa Erasmus+.

A plataforma vai ser apresentada amanhã, quarta-feira, às 14h30, no campus de Gualtar, em Braga, com transmissão no YouTube da Escola de Ciências.
A sessão, abre com uma intervenção do presidente da ECUM, José González-Méijome, e a directora do Departamento de Biologia da UMinho, Maria João Sousa. Segue-se a apresentação do EASY GOV pela coordenadora do projecto, Cristina Ribeiro, e a sua demonstração pelo director de tecnologia da New Consulting, Luís Rodrigues.

Às 15h45, a investigadora Fernanda Cássio, do Centro de Biologia Molecular e Ambiental, aborda a sustentabilidade do EASY GOV. A sessão de encerramento reúne a diretora do Centro Ciência LP/UNESCO, Susana Catita, o presidente da Associação de Universidades de Língua Portuguesa, João Nuno Calvão da Silva, a diretora da Agência Nacional Erasmus+, Ana Cristina Perdigão e a vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica da UMinho, Filomena Soares.

Marcações: Easy Gov, Escola de Ciências

Imprimir Email