Chuva intensa e persistente provoca inundações e prejuízos na Costa, Nespereira e Gandarela

 

O primeiro dia de 2023 está a ser marcado pelo mau tempo, com a chuva intensa e persistente a causar inundações em diferentes pontos do concelho de Guimarães, com o aumento do caudal dos cursos de água a criar muitos "espelhos" na paisagem.

A situação mais grave verificou-se ao final da manhã, na freguesia da Costa. A água acumulou-se no interior de uma empresa situada nas instalações da antiga fábrica de calçado Campeão Português, obrigando à intervenção dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.

A corporação vimaranense recebeu o alerta às 11h39 minutos, enviando para o local dois operacionais e uma viatura. A água acumulou-se no interior da empresa e, ao que conseguimos apurar, a inundação terá causado avultados prejuízos.

O piquete da E-Redes foi chamado ao local para proceder ao corte da energia eléctrica, de forma a evitar o perigo de incêndio.

Já na passada sexta-feira, os Bombeiros de Guimarães tinham sido accionados para uma inundação ocorrida na mesma empresa.

Em Nespereira, na Travessa da Lameira, uma habitação voltou este domingo a ser inundada na sequência do aumento do caudal da ribeira que corre nas suas imediações.

Os Bombeiros Voluntários de Vizela foram accionados para o local.

A corporação vizelense foi também chamada a intervir na sequência de uma inundação ocorrida na Rua do Chafariz, em Gandarela, bem como em outras situações verificadas na freguesia de São Miguel. Ao todo, já registaram sete inundações este domingo.

Marcações: Bombeiros Voluntários de Guimarães , Bombeiros Voluntários de Vizela, mau tempo

Imprimir Email