Mau tempo: Habitações e empresa inundadas em Urgezes, Polvoreira e Nespereira

 

Várias habitações e uma empresa foram inundadas na última madrugada em Guimarães. Há registo de ocorrências em Urgezes, Polvoreira e Nespereira em consequência do mau tempo que continuou na última madrugada, depois de ontem também se ter registado precipitação intensa em todo o vale do Ave.

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães estão neste momento a tentar remover a água que se acumulou no interior de uma empresa de calçado, situada na Rodovia de Covas, na freguesia de Urgezes. O alerta para esta inundação foi dado às 5h22, tendo a corporação mobilizado operacionais para com recurso a motobombas conseguirem impedir a acumulação de água e lama nas instalações daquela empresa. No local, encontram-se também agentes da Polícia Municipal e da PSP, bem como funcionários da Vimágua.

Durante a madrugada, em Polvoreira, na Rua das Janelas, uma habitação ficou inundada, na sequência da precipitação intensa que se fazia sentir. O alerta foi dado à 1h55. Para além da casa inundada, dois automóveis ficaram parcialmente submersos. Os Bombeiros Voluntários de Guimarães estiveram no local, numa operação de limpeza.

Os Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas foram chamados a intervir em inundações na via pública. No centro da vila, na Rua Professor José Manuel Pereira, um lençol de água que se acumulou no pavimento exigiu a respectiva drenagem. 

A corporação taipense esteve em Sande São Martinho, após a queda de uma pedra de uma encosta, ocupando uma parte da faixa de rodagem da EN 101, e em Santo Tirso de Prazins, uma habitação ficou inundada.

Na sequência da subida do caudal do Rio Ave, a ponte que liga as freguesias de Prazins Santa Eufemia a S. Cláudio de Barco encontra-se encerrada a qualquer tipo de travessia. A Junta de Freguesia de Barco procedeu ao aviso da população na noite desta quinta-feira.

Em Nespereira, várias casas situadas na Travessa da Lameira sofreram inundações na última madrugada. O caudal de um regato aumentou e a água entrou nas habitações. Os Bombeiros Voluntários de Vizela têm no local duas motobombas para procederem à remoção da água.

Os Bombeiros de Vizela foram ainda solicitados a intervir após o deslizamento de terras em Santa Eulália, arrastando uma pedra de grandes dimensões para a EN 106 que terá de ser removida pelos serviços de protecção civil de Vizela.

 

Marcações: mau tempo, inundações

Imprimir Email