Instalação de cobertura na Rua de Santo António equacionada no projecto de pedonalização de Guimarães

 

A colocação de uma cobertura na Rua de Santo António, ideia defendida há anos para a revitalização da actividade comercial naquela artéria, está agora a ser recuperada pela Câmara de Guimarães, no âmbito do projecto que está a ser desenvolvido na Divisão do Centro Histórico para facilitar a pedonalização no centro da Cidade.

A revelação foi feita pelo Presidente da Câmara, ao responder à intervenção feita pela Presidente da Associação do Comércio Tradicional de Guimarães, numa reacção em que vincou que "as políticas públicas" do Município são para "dinamizar o comércio", garantindo "um diálogo constante e até com mais proximidade" com aquela associação, articulando sinergias no sentido de "sustentar o que existe" e inovar no uso do espaço público. Domingos Bragança reiterou que "em todas as Cidades que condicionaram a circulação automóvel nas ruas principais ganharam vida, em comunidade, no comércio e nos serviços". "O comércio é uma parte importante da Cidade, mas não é o todo!", continuou, indicando que é preciso "ver o todo sem que as partes percam".

O Presidente da Câmara declarou que o arquitecto Ricardo Rodrigues, Chefe de Divisão do Centro Histórico, "está a trabalhar uma alteração física minimalista" a implementar na parte norte da Alameda de São Dâmaso, do Largo do Toural e da Rua de Santo António para "colocar o pavimento à mesma cota", para que "a percepção seja de que é dada prioridade ao peão". O Autarca indicou que o projecto será faseado e revelou já deu indicações para que seja incluída a possibilidade de instalar uma cobertura na Rua de Santo António. "É uma ideia que foi apresentada no passado que está a ser recuperada", explicou, considerando que "há uma nova geração da actividade comercial".

Imprimir Email