Dia do Peregrino: «Os Mesmos» cumpriram Caminho da Geira e dos Arrieiros de Guimarães até Santiago de Compostela

Caminhar com o sentido da peregrinação é uma das linhas de acção do Grupo Desportivo Recreativo Cultural «Os Mesmos das Cancelas da Veiga». No passado domingo, 122 pessoas chegaram ao recinto da catedral de Santiago de Compostela, ultrapassando os desafios e exigências dos trilhos do Caminho da Geira e dos Arrieiros, incentivadas pela actividade que a Instituição desenvolve há cerca de cinco anos.

O projecto iniciou-se em Janeiro de 2020, sendo inesperadamente interrompido quando estavam cumpridas as duas primeiras etapas. Este ano, as restantes 10 foram atingidas, com a presença de um número cada vez mais elevado de participantes. A meta foi atingida poucos dias antes da comemoração do Dia Nacional do Peregrino, que se celebra esta quinta-feira 13 de Outubro.

Para Fernanda Abreu, vice-presidente da direcção da colectividade, "a caminhada tem sempre um sentido", cabendo "a esperança, a fé e a alegria" no espírito que envolve um grupo de pessoas numa jornada com destino a um local sagrado.

"Peregrinar é muito mais do que o acto de caminhar, porque o mundo muda dentro de cada um de nós: acalma, inspira, aguça a mente, oferece a sensação de liberdade e de conexão com o outro", explicou a dirigente, indicando que esta vertente do programa de actividades acabou por reflectir-se na dinâmica da Associação.

"Começamos com um grupo e quando chegamos ao destino temos sempre o triplo das pessoas, envolvidas e motivadas", acrescenta, descrevendo; "energeticamente e socialmente sentimos uma conexão grande com os outros. A sensação de liberdade é enorme".

Para chegar de Guimarães a Santiago de Compostela, pelo Caminho da Geira e dos Arrieiros, foi preciso vencer 280 quilómetros, num percurso "que não estava marcado e difícil porque o parque natural da Peneda-Gerês exige respeito". "Apanhamos a pandemia quando tínhamos percorrido as etapas Guimarães-Braga e Braga-Santa Cruz", lembrou, ao justificar que em Janeiro deste ano o projecto foi retomado. "Na última etapa, participaram 122 peregrinos", observou, reconhecendo a responsabilidade logística para a Instituição que garante o apoio permanente, com uma carrinha de apoio e estabelece contactos prévios com as entidades dos locais que percorrem. "Somos todos voluntários e cada um dá o melhor de si. Acredito muito na lei do retorno e quando nos entregamos com amor, tudo flui de forma mais fácil", sublinhou.

O próximo projecto da Instituição para executar ao longo do próximo ano já está a ser preparado e será certamente mais uma espécie de reconquista dos lugares atravessados pelos nossos antepassados. As caminhadas vão continuar para satisfação daqueles que nelas encontram uma felicidade para muitos difícil de compreender.

Foto: Facebook Caminho de Santiago - Os Mesmos

Marcações: Os Mesmos, Dia Nacional do Peregrino, Caminho da Geira e dos Arrieiros

Imprimir Email