Nª Sª da Penha ostentará domingo coroa em ouro das «Filhas de Maria» com 118 anos

A imagem de Nossa Senhora da Penha do Santuário vai ostentar domingo, dia da 129ª peregrinação anual, uma coroa em ouro com 118 anos.
A revelação foi feita pelo Juiz da Irmandade da Penha numa entrevista ao programa Largo do Toural da Rádio Santiago que pode ser escutada sábado.


De acordo com Roriz Mendes, a referida coroa foi oferecida pelas «Filhas de Maria» em 1904.
"Trata-se de uma coroa que poucas vezes sai à rua", afirmou Roriz Mendes. "Estamos a falar de uma coroa oferecida por um grupo de mulheres devotas que, se calhar, venderam os seus objectos decorativos em ouro para serem derretidos para se poder fazer esta coroa em ouro", acrescentou.

As «devotas de Maria» promoveram aquela que terá sido a primeira peregrinação à Penha, no dia 8 de Setembro de 1893. Uma manifestação de fé realizada no dia da inauguração do Pio IX e que contou com a participação activa dos empregados do comércio, de acordo com relato feito nas páginas do centenário jornal O Comércio de Guimarães. Na peregrinação participou uma banda de música que contribuiu para dar "entusiasmo" a uma "festa" que terá mobilizado entre "seis a sete mil pessoas", relata O Comércio de Guimarães.


Marcações: peregrinação, ouro, Nossa Senhora da Penha, coroa, Filhas de Maria

Imprimir Email