«O anjo Salvador» - Menino com doença rara precisa de ajuda para ir a Barcelona

«O anjo Salvador» é a denominação da campanha de angariação de fundos que está a decorrer numa plataforma de crowdfunding para ajudar um menino de 8 anos, com uma doença rara, residente em Creixomil.

O Salvador foi diagnosticado com uma "monossomia em anel mosaico no cromossoma 18 e não fala, não ouve, pesa 9 quilos e só há alguns meses começou a dar os primeiros passos", explicou a mãe, Sónia Abreu, ao justificar a iniciativa impulsionada por pessoas amigas para que continue a alimentar a esperança de melhorar a qualidade de vida do filho se tiver condições para o levar a uma clínica especializada em Barcelona, na vizinha Espanha.

Em declarações prestadas ao Grupo Santiago, a mãe sublinhou que a família tem desenvolvido contactos e esforços no sentido de obter "mais informações" sobre aquela doença, não encontrando "um caso semelhante ao do Salvador". "Queremos encontrar respostas para conhecer a doença dele, para lhe proporcionar uma melhor qualidade de vida", justificou, ao assinalar que encontrou através da internet um grupo criado nos Estados Unidos da América para ajudar os pais de crianças com doenças raras. "Enviamos um e-mail e obtivemos resposta, mas precisamos de ir a Espanha porque essa organização abriu uma sede em Barcelona. O que pretendemos é conseguir reunir os recursos financeiros que nos permitam encontrar respostas para proporcionar as melhores terapias ao Salvador", acrescentou, reconhecendo que têm sido animadores os resultados das terapias e tratamentos que o menino tem efectuado em clínicas especializadas em Braga.

"O menino tem vindo a ser acompanhado em quatro hospitais: Guimarães, Braga, Porto e Coimbra. Durante anos, mantive-o nas terapias indicadas pelos médicos e o menino não evoluiu. Há pouco tempo, meti os pés pelo caminho e decidi que tinha de encontrar mais respostas nem que tivesse de pedir. E assim decidimos procurar outras respostas terapêuticas, porque entendemos que o Salvador poderia ser mais estimulado para ter outro desenvolvimento", apontou, satisfeita com a evolução que tem identificado. "Com as novas terapias ele evoluiu muito a nível mental, o que para nós é fundamental, porque queremos comunicar com ele e não conseguimos", declarou. "Perante o desconhecimento existente sobre a doença, temos que experimentar o que for possível e estiver ao nosso alcance para ajudar o Salvador a viver e a interagir melhor", disse, confiante na possibilidade de contar com o apoio de quem tiver disponibilidade para colaborar nesta angariação de fundos.

"O Salvador tem 8 anos, mas veste a roupa de um bebé com 18 ou 24 meses. Tenho noção que nunca terá uma vida normal, mas com terapias e tratamentos especializados o seu crescimento pode ser diferente. Infelizmente, essas alternativas são muito dispendiosaas", frisou a mãe que desde que o Salvador nasceu tem dedicado a sua vida a acompanhá-lo.
"É o salário do pai que sustenta a casa e o dinheiro só chega para o essencial, para a casa, a alimentação e para as necessidades do Salvador", observou, ao dar conta que tem mais dois filhos menores - um menino de 14 anos e uma menina de 5 anos - e que precisam também do seu apoio e dedicação.

Actualmente, Sónia Abreu trabalha numa lavandaria, sem horário fixo, para poder prestar toda a assistência exigida pelo Salvador.

"Ir a Barcelona e encontrar alternativas terapêuticas é o nosso objectivo", assumiu, fazendo questão de agradecer ao movimento "Ajudar o Próximo Guimarães" pelo apoio e incentivo que tem recebido para não baixar os braços e procurar encontrar soluções para que o Salvador tenha mais qualidade de vida.
A campanha que já conta com vários donativos está a decorrer na seguinte plataforma: 

https://www.gofundme.com/f/o-anjo-salvador?qid=ba5155cc0e59bac4cf827cb264c53747

Foto: Gentilmente cedida pela família, com o rosto do Salvador dissumulado para proteger a imagem do menor.

Marcações: Creixomil, Anjo Salvador, doença rara, angariação de fundos

Imprimir Email