Domingos Bragança quer revisão do PDM de Guimarães fechada até ao fim do ano


Domingos Bragança pretende que a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Guimarães esteja fechada e aprovada até 31 de Dezembro deste ano. O objectivo do Presidente da Câmara foi traçado este sábado, numa sessão de esclarecimento que decorreu no Teatro Jordão. Domingos Bragança pretende que essa aprovação aconteça antes mesmo da data designada pelo Governo, de modo a que "os projectos destinados para Guimarães possam avançar o mais rapidamente possível".

Sendo certo que os contributos e sugestões para a revisão do PDM podem ser acrescentados até ao dia 31 de Julho, o autarca já deu conta das principais premissas. "É necessária a ampliação das empresas e a criação de novos espaços industriais em todo o território concelhio; no plano da habitação devemos acrescentar cidade à cidade, definindo muito bem como é que isso deve ser feito e onde, porque é fundamental uma transferência suave, tendo em conta que o património é intocável", sugeriu o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, dando conta, ao mesmo tempo, que todos estes desígnios devem ter em conta o "equilíbrio com a sustentabilidade ambiental e a criação de centralidades nas freguesias".

A sessão contou ainda com intervenções da vereadora Ana Cotter, da vice-presidente da CCDRN, Célia Ramos, de Maria José Caldeira, professora de Geografia da Universidade do Minho, e do arquitecto Pedro Sousa, do Desenvolvimento do Território do Município.

Imprimir Email