Cavalo de Guimarães venceu Grande Prémio de Madrid

Um cavalo criado e treinado em Guimarães venceu o Grande Prémio de Madrid, naquela que é considerada a maior prova de Espanha. O Media Storm é um puro sangue inglês, de cinco anos, e conquistou um prémio no valor de 40 mil euros, na competição realizada no sábado passado. 

Em declarações prestadas ao Grupo Santiago, o treinador deste cavalo de competição partilhou a emoção sentida com a conquista do triunfo que veio coroar o intenso trabalho de preparação. "O proprietário do Media Storm é de Guimarães, de Santo Tirso de Prazins. O treinador é de Guimarães, da freguesia de São Vicente de Oleiros. O cavalo treina a maior parte do tempo em Guimarães, em São Martinho de Candoso", explicou Gaspar Vaz, ao expressar a alegria que sentiu com o desempenho do "excelente cavalo, possivelmente o melhor que corre em Espanha, sendo o seu proprietário português".

"Há um trabalho intenso, disciplinado, de treino diário, todos os dias, como um atleta de alta competição", assinalou o treinador, frisando que o cavalo "participa em outras provas para estar preparado para as corridas mais importantes".

"O Grande Prémio de Madrid é uma prova em que qualquer um que a disputa pode ganhar, porque são todos muito bons. É a maior prova que há em Espanha e ele teve a sorte e o mérito de ser o vencedor", reconheceu. "Foi o maior prémio que conquistei. No ano passado, já conquistei dois mais ou menos iguais. Já tinha ganho com outro cavalo do mesmo proprietário um grande prémio em França", continuou.

À questão: E o que sentiu? Respondeu: "Na hora, sente-se o pêlo arrepiado, porque as tribunas estavam cheias de gente, muita gente, muitos fotógrafos, muitos jornalistas, arrepia-se o pêlo e não se sabe bem o que está a acontecer... Mas depois, com o passar dos dias, vamos assimilando que demos um contributo para um feito, se calhar, histórico. Não sei se voltará a acontecer na minha carreira de treinador, esperemos que sim... Muitos tentam durante muito tempo comprar cavalos com o anseio de ganhar esta corrida e não conseguem. As minhas irmãs foram ver a corrida a Madrid e uma delas disse-me que apostou 10 euros no cavalo e ganhou 90. É um incentivo para a paixão de ir ver e que gera uma dinâmica económica, desportiva e de lazer muito apaixonante".

Ainda ausente de Guimarães, Gaspar Vaz não esconde que gostava de ter uma pista de competição como as que existem no estrangeiro no nosso Concelho. "Seria um sucesso. De Guimarães, não vim só eu... Há mais cavalos e proprietários do nosso Concelho. Eu trouxe 10 cavalos, de vários proprietários. Confiaram em mim. O Sr. Domingos Ribeiro confiou... Já nos conhecemos há bastante tempo e é uma pessoa que gosta de ver os seus cavalos em Guimarães. Vou fazendo o meu trabalho o melhor possível para que os cavalos sejam rentáveis e assim ganharem prémios. O mercado das apostas não existe em Portugal. Esse é o grande entrave das corridas".

Com 37 anos de idade, Gaspar Vaz herdou a paixão dos cavalos do progenitor. Tinha 9 anos, quando o pai comprou-lhe uma égua em Brito. "Foi a primeira com que corri nas romarias, em Ronfe, na Santa Apolónia, em Creixomil,n as corridas tradicionais das festas populares. Era uma égua lusitana, não era de corridas. Depois, o meu pai comprou-me um puro sangue porque viu que eu tinha a paixão pelos cavalos e foi até hoje. Tem de se ter uma paixão, porque nem sempre se tem a sorte de ter cavalos que possam ser rentáveis. É um desporto muito caro porque a alimentação dos cavalos de corrida é da melhor que há, cara... E muitas despesas com treinadores, ferradores, transportes, veterinários... Se temos a sorte de termos um cavalo bom, excelente! Mas, nem sempre é assim e... temos de encontrar uma solução...nem que seja mudar de treinador!

Fonte: Twitter @AgaloparTurf

Marcações: cavalos

Imprimir Email