Presidente da Câmara anunciou criação de Comissão organizadora dos 900 anos da Batalha de S. Mamede



O Presidente da Câmara anunciou a criação de uma Comissão que vai preparar os 900 anos da Batalha de S. Mamede. Domingos Bragança falava na sessão solene que assinalou mais um aniversário do Dia Um de Portugal, realizada no Centro Cultural Vila Flor.
Segundo o Edil, a referida comissão "composta pelas instituições, responsáveis políticos e personalidades civis mais relevantes para o cumprimento do objectivo a que nos propomos. E ainda que 2028 esteja num horizonte temporal distante, a preparação das comemorações será longa, e necessitará de um permanente acompanhamento. Uma Comissão que, na realidade, se desdobrará em duas: uma Comissão Científica, que envolverá os mais reputados medievalistas das instituições de ensino superior e de investigação do país, e uma Comissão de Honra, onde estarão representadas entidades e personalidades relevantes das Histórias de Guimarães e de Portugal".

Domingos Bragança promete que os 900 anos "serão um momento alto e um testemunho do amor que os Vimaranenses têm pelas suas origens, pela sua Terra. Serão também um momento, tal como o de hoje, de preservação da memória coletiva, muitas vezes condicionada pelo seu contrário, o esquecimento.
Na sua intervenção o Presidente da Câmara disse que tendo como exemplo D. Afonso Henriques, actualmente Guimarães assume desafios fundamentais na construção de um futuro sustentável, referindo os diversos projectos anunciados para o futuro próximo no desenvolvimento de uma estratégia que assenta nos "pilares da educação, ciência e cultura".

A sessão foi presidida pelo Ministro da Administração Interna. José Luís Carneiro salientou a importância decisiva da Batalha de S. Mamede na afirmação da identidade nacional.
"A Sessão Solene que agora se realiza evidencia que não há lugar sem memória nem memória sem lugar. Celebrar o “Dia um de Portugal”, como expressão daquilo que a batalha de São Mamede corporiza, enquanto símbolo de valores matriciais da afirmação da identidade nacional, constitui uma marca particular na afirmação de Guimarães como território, como cidade e como município nacional e europeu", afirmou.
Ainda segundo o Ministro "é visível que Guimarães se assume cada vez mais como um pólo dinamizador do desenvolvimento económico de uma vasta região" e "um exemplo, do que é uma cidade do século XXI: sendo resiliente e que se prepara para os desafios do futuro".

Refira-se que Domingos Bragança apelou a José Luís Carneiro para apoiar o desejo de Guimarães de ver o 24 de Junho de 1128 reconhecido como feriado nacional, tendo o Ministro prometido todo o seu apoio junto das mais altas instâncias portuguesas.
Na sessão foram distinguidos com Medalhas de Mérito Municipal Teresa Gama Brandão (Mérito Social), Jorge Nascimento (Mérito Cultural), Ernesto Soares (Mérito Humanitário) e Vasco Silva de Faria (Mérito Artístico).

Na sessão participaram alunos do Coro Cantânia que interpretaram diversos temas, nomeadamente o Hino de Guimarães, na abertura da sessão e o Hino Nacional no seu encerramento.


Marcações: Dia Um de Portugal, Batalha de S. Mamede , 2022

Imprimir Email