Projecto Urgezes Circular ajuda e ensina a reparar electrodomésticos

“Educar & Transformar”, “Prolongar & Reparar” e “Valorizar & Inovar”. São os três eixos de actuação do projecto Urgezes Circular, que desenvolveu um conjunto de acções centradas no tema da «Economia Circular», onde o objectivo passou por educar e transformar o cidadão, tornando-o mais consciente e responsável sobre a necessidade urgente da adopção de hábitos de produção e consumo mais sustentáveis.

Este consórcio da Junta de Freguesia de Urgezes e do Laboratório da Paisagem, nascido de uma candidatura ao aviso “Economia Circular em Freguesias (JUNTAr +)”, do Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente e Acção Climática, deu origem à criação de um armazém de recolha e reparação de produtos em fim de vida.

A inauguração do espaço realizou-se no passado sábado, numa cerimónia que contou com a presença do autarca de Urgezes, Luís Abreu, do Director Executivo do Laboratório da Paisagem, Carlos Ribeiro, e de José Manuel Araújo, residente em Urgezes, que a título voluntário colocará ao serviço do projecto a sua experiência e conhecimentos adquiridos ao longo de um intenso percurso profissional ligado à manutenção de equipamentos em várias empresas da região.

O armazém destinado à reparação de produtos resulta do aproveitamento do edifício dos antigos balneários, situado junto ao ringue desportivo, no parque de lazer do Bairro, sendo agora um espaço, onde qualquer cidadão pode reparar gratuitamente um produto, equipamento electrónico ou mobiliário.

O Urgezes Circular ajudou também na melhoria das instalações da Loja Social de Urgezes e na revitalização de uma loja de comércio local, associada à reparação e valorização de produtos e equipamentos. A comunidade foi parte activa do projeto, tendo participado em diversos workshops e oficinas práticas, desde a impressão 3D, ao upcycling ou à reparação de guarda-chuvas.

O projecto não se esgotou no tempo de execução, continuando ao serviço da comunidade local.

Para agendar qualquer tipo de trabalho, os interessados devem contactar com a Junta de Freguesia para que o responsável possa acompanhar os cidadãos e monitorizar a execução das actividades.

Todas as informações podem ser encontradas no portal www.urgezescircular.pt.

Marcações: Laboratório da Paisagem, Urgezes, Urgezes circular, Loja Social de Urgezes

Imprimir Email