Bombeiros de Guimarães abrem portas do quartel à comunidade

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães abrem este sábado as portas do seu quartel à comunidade, convidando toda a população a conhecer a instituição.

Ao longo de todo o dia, todos os interessados podem, livremente ou de forma guiada, ver de perto o espólio, as viaturas e o funcionamento dos vários espaços operacionais.

O dia do «Quartel Aberto à Comunidade» insere-se no âmbito do programa comemorativo dos 145 anos dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, que decorre até final deste ano. Com a iniciativa, a Associação Humanitária "deseja mostrar aos vimaranenses uma exposição do seu valioso espólio, nomeadamente viaturas, bem como os espaços, dando a conhecer, por exemplo, como funciona a central telefónica e outros serviços e valências", ilustra João Pedro Castro, Presidente da Direcção.

Refira-se que aquela exposição inclui um vasto conjunto de objectos, fardamentos, condecorações e viaturas antigas, tendo sido organizada em parceria com a Direcção do Paço dos Duques de Bragança. A mostra que retrata os “145 anos dos Bombeiros Voluntários de Guimarães” inclui alguns dos primeiros objectos usados e preservados pela Corporação, mas também antigos fardamentos, condecorações e viaturas, entre as quais se contam as bombas de picota braçais, existentes em 1800, que eram enchidas com baldes de serapilheira para acudir aos incêndios.

A iniciativa decorrerá entre as 10h00 e as 15h00.


Marcações: bombeiros, portas abertas, comunidade

Imprimir Email