"O Teatro Jordão é de todos" - Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2022 confiado pelas empresas vencedoras à Câmara de Guimarães

"É para nós um marco muito importante: devolver a Guimarães um edifício icónico que há tantos anos os vimaranenses ansiavam e mereciam. O Teatro Jordão é de todos nós". Foi com esta afirmação que José Óscar Nogueira, Director Geral da NVE terminou o discurso que partilhou com Domingos Costeira, da Costeira Engenharia, na cerimónia de entrega à Câmara de Guimarães do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2022, atribuído às duas empresas que, em consórcio, executaram a obra de reabilitação do Teatro Jordão e Garagem Avenida.

Numa sessão realizada esta manhã, no salão nobre do Município, Domingos Costeira começou por expressar "o orgulho imenso" pelo"reconhecimento do trabalho de reabilitação em plena pandemia, numa "jornada repleta de desafios, superação, mas sobretudo de cooperação entre duas empresas nasceram verdadeiros laços de amizade consolidados para o presente e para o futuro".

"Um prémio que é de todos. Dos nossos colaboradores que diariamente se envolveram com o compromisso, com dedicação. São as pessoas que temos ao nosso lado que fazem a diferença para atingirmos o sucesso", acrescentou o responsável da NVE, agradecendo ao Município e ao Presidente da Câmara "a parceria, disponibilidade que sempre demonstrou perante os desafios diários". "É de congratular a sua grande aposta no ensino, na cultura, na música que são hoje os novos pilares do Teatro Jordão", frisou, num agradecimento extenso aos projectistas ateliê Pitágoras Group e às equipas do Departamento de Obras Municipais.

O Presidente da Câmara realçou a "humildade do consórcio formado pelas duas empresas por doarem simbolicamente o prémio à Câmara Municipal de Guimarães". "Só tenho de agradecer em nome de Guimarães e desejar o melhor futuro para as vossas actividades", disse Domingos Bragança, após ter considerado que na reabilitação daqueles dois edifícios "convergiram diversas competências, capacidades, entusiasmo e uma enorme capacidade de fazer bem, num tempo difícil devido à pandemia da Covid-19".
O Edil reconheceu as adversidades que as empresas ultrapassaram para "cumprirem o calendário da obra", executando um projecto de acentuada "exigência" e que mereceu uma resposta com "uma competência técnica de excelência". "Uma obra só se consegue com este grau de excelência, se tivermos bons projectistas, como é o Gabinete de Arquitectura Pitágoras", afirmou, dirigindo-se a Manuel Roque e Alexandre Coelho Lima, ao vincar que recorda a distinção atribuída ao projecto do Parque Camões. Domingos Bragança continuou, elogiando as duas empresas responsáveis pela obra de reabilitação do Teatro Jordão e Garagem Avenidas. "Foram exímias e mostraram tudo o que sabem, com excelência, para a sua execução da obra em situações extremamente difíceis", frisou, enaltecendo nesse esforço de convergência para o resultado obtido "as diferentes equipas técnicas da Câmara Municipal", com a "capacidade de diálogo constante com o consórcio".

"Foi uma experiência de formação em obra, no terreno, de uma grande exigência, e que nos tornou melhores para enfrentarmos novas obras e novos desafios no futuro. Foi uma aprendizagem num contexto complicado e difícil. E conseguimos um prémio nacional numa obra que tem um impacto social enorme, porque serve os pilares da educação, da cultura e da ciência", assinalou Domingos Bragança durante a cerimónia.

No final, em declarações aos jornalistas, o Presidente Câmara precisou que a valorização do território no campus de Couros vai continuar, com a intervenção no túnel existente sob a Avenida D. Afonso Henriques e com a reabilitação da antiga Fábrica do Arquinho. Domingos Bragança revelou também que o edifício do antigo Bingo será demolido, numa iniciativa de privados, e dará lugar a um novo empreendimento destinado a alojamento e serviços relacionados com o ensino e necessidades decorrentes da inovação tecnológica, no âmbito do processo de regeneração que está a decorrer naquele quarteirão.

 

Marcações: Câmara Municipal de Guimarães, NVE , Prémio Nacional de Reabilitação, Costeiras Engenharia

Imprimir Email