Amizade entre Ponte e São Torcato celebrada com mais uma confraternização em bicicleta

Realizou-se esta tarde a 45ª Confraternização de Ponte a São Torcato em bicicleta. A iniciativa apadrinhada pelo antigo ciclista Cândido Barbosa começou no Largo da Igreja de São João de Ponte, onde compareceu Domingos Bragança, Presidente da Câmara, acompanhado da vereadora Sofia Ferreira, sendo recebido por Sérgio Castro Rocha, Presidente da Junta de Ponte.

Em comunicado, o Município indica que a caravana de ciclistas chegou ao terreiro da Basílica de São Torcato, onde recebeu a bênção, numa cerimónia efectuada pelo padre Marc Monteiro, pároco de Ponte, e onde esteve também presente o padre Valentim Gonçalves, pároco de São Torcato, e o autarca daquela vila Alberto Martins.

O Presidente Câmara destacou a “ponte” que foi estabelecida entre as duas Vilas do concelho de Guimarães, Ponte e São Torcato, referindo que, desde que assumiu aquelas funções, esteve sempre presente no evento.

“Esta confraternização é amizade e também motivo de união para todas as freguesias por onde passa a caravana, pelo que há muito espaço para esta iniciativa crescer”, disse o Edil, citado no comunicado, tendo lembrado a recente escolha de Guimarães para a “Missão Cidades”, de entre três cidades escolhidas em Portugal (Lisboa, Porto e Guimarães), o que prova que a União Europeia reconhece o trabalho feito pela autarquia ao nível da sustentabilidade ambiental. "O Presidente da Câmara pediu ainda para que a confraternização possa vir a constituir-se como um “momento mobilizador” para todo o concelho, com vista à promoção do uso da bicicleta, “o meio de deslocação mais ecológico que existe”. 

Antes, Alberto Martins, Presidente da Junta de São Torcato, e Sérgio Castro Rocha, Presidente da Junta de Ponte, convergiram na ideia de que a união destas duas vilas é para manter e reforçar", indica o comunicado do Município.

 

Marcações: Confraternização Ponte - São Torcato

Imprimir Email