Antero Ferreira é o novo presidente da Sociedade Martins Sarmento

Antero Ferreira é o novo Presidente da Direcção da Sociedade Martins Sarmento, sucedendo a Paulo Vieira de Castro que passará a assumir as funções de Presidente da Mesa da Assembleia Geral da centenária instituição cultural vimaranense.

Nas eleições para o triénio 2022-2024 realizadas na passada quinta-feira apresentou-se uma lista única aos corpos sociais.
Em declarações ao Grupo Santiago, Antero Ferreira indicou que a candidatura integra vários nomes que pertenciam à direcção anterior, "agregando dois novos elementos", ao sublinhar que será "um mandato de continuidade".

"A Sociedade Martins Sarmento caracteriza-se nos últimos tempos por um grande dinamismo, honrando o passado da Instituição. A candidatura que apresentamos procura dar continuidade ao trabalho que tem sido feito, já que grande parte da direcção transitou para esta nova lista", destacou Antero Ferreira, garantindo o empenho e determinação na concretização dos projectos que têm vindo a ser desenvolvidos.
Referindo-se às linhas orientadoras para o exercício de funções, Antero Ferreira apontou como o mais importante compromisso "garantir a sustentabilidade e a independência financeira da Instituição". "É um dos grandes desafios que temos de enfrentar ao leme da Instituição", afirmou, acrescentando que continuará o investimento "na promoção dos museus e das estações arqueológicas da SMS, procurando aumentar o número de visitantes; continuar com o dinamismo da programação da SMS, aumentando o envolvimento dos sócios na vida da Instituição; e conservar e valorizar o património à guarda da SMS, como é exemplo o que se está a fazer no Castro de Sabroso com um importante projecto de valorização".

Ligado à Direcção da Sociedade Martins Sarmento há cerca de 12 anos, Antero Ferreira salientou que a intervenção naquele castro é um dos projectos que a Instituição quer concluir ainda este ano, "para que seja possível visitar aquele espaço arqueológico".

"O projecto conta com a intervenção de uma equipa de arqueólogos que está numa fase final a consolidar as estruturas. Prevê-se que durante o mês de julho o projecto esteja concluído e seja possível uma visita ao castro, embora ele não vá ser visitado da mesma forma que a Citânia. Não vai ter um guarda em permanência, as pessoas que quiserem visitar terão de contactar a SMS", advertiu.
Para além de Antero Ferreira, a Direcção tem como Vice-Presidente Miguel Frazão, sendo secretários Manuel Miranda Fernandes e Francisco Brito. O tesoureiro é Joaquim Teixeira Pinto e os vogais são Maria Amélia Gomes Alves e José Torcato Ribeiro.

O Conselho Fiscal é presidido por António Monteiro de Castro, sendo a relatora Maria Conceição Ferreira e o secretário Carlos Mesquita Freitas.

Paulo Vieira de Castro que passará a assumir funções na presidência da Mesa da Assembleia Geral, sendo os secretários Manuel Nunes de Sá e Maria Helena Abreu.

De salientar ainda a integração de Rosa Maria Saavedra Teixeira e António Fernando Ribeiro para colaboração com a Direcção.

Marcações: Sociedade Martins Sarmento, novos órgãos sociais

Imprimir Email